quinta-feira, novembro 21, 2024

Dia Nacional do Campo Limpo celebra marco de 754 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente corretamente

Data.:

Este trabalho tem contribuindo para a redução de 1,05 milhão de toneladas de CO2 e emitidas no Brasil

Em sua 20ª edição, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) destaca o compromisso unificado do setor agro na busca de atividades mais sustentáveis. Sob o tema “Comemorando juntos as conquistas de todos”, a data visa reconhecer os impactos positivos do Sistema Campo Limpo, o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Durante a semana de 12 a 16 de agosto, mais de 100 cidades em todo o Brasil realizarão atividades comemorando os resultados de reciclagem obtidos. Somente em 2023, 53,2 mil toneladas de embalagens foram destinadas adequadamente. Isso só foi possível com a ajuda de todos os elos da cadeia do setor (agricultores, indústria, revendedores e poder público).

Ações também estão previstas nas unidades da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA) em Maringá, Umuarama e Campo Mourão. Trata-se de um momento icônico, quando a entidade abre as portas para toda comunidade e apresenta os resultados do trabalho. Para 2024, a ADITA projeta recolher e destinar de forma ambientalmente correta 1.800 toneladas de embalagens de defensivos agrícolas. 

O DNCL é realizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo. O Instituto, sem fins lucrativos, celebra ainda o marco de mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002, contribuindo para a redução de 1,05 milhão de toneladas de CO2 e emitidas. 

Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, enfatiza a importância do DNCL para o setor agropecuário brasileiro. Segundo ele, “o Instituto é, na prática, o ESG do agro. Esta celebração não apenas reforça o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também consolida o Brasil como líder global na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas.  

O DNCL Portas Abertas proporcionará à comunidade a oportunidade de conhecer de perto as práticas sustentáveis adotadas pelas centrais de recebimento, enquanto palestras educativas e homenagens aos agricultores destacam o papel fundamental desses profissionais na reciclagem e na conservação ambiental. 

Durante a 20ª edição, as atividades vão mobilizar mais de 100 mil pessoas em ações envolvendo autoridades, agricultores e a comunidade em geral. As centrais participantes promoverão as seguintes atividades durante o mês de agosto: 

  • DNCL Portas Abertas: visita de alunos e comunidade; 
  • DNCL na Escola: ações voltadas para estudantes de ensino fundamental; 
  • DNCL Universitário: atividades para estudantes de universidades; 
  • DNCL Ação com Agricultor: homenagem aos agricultores. 

Parceria para a reciclagem de eletroeletrônicos 

Para reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a destinação correta de resíduos, este ano o inpEV também firmou uma parceria com a Green Eletron, principal gestora brasileira de logística reversa de eletrônicos e pilhas.  

Os moradores e visitantes das regiões de Campo Grande (MS) e Piracicaba (SP) terão a oportunidade de descartar produtos eletroeletrônicos de uso doméstico que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, geladeiras, TVs, carregadores, pilhas gastas e outros (para mais informações clique aqui). 

Agenda 

Campo Grande 

14/08 – Das 09h às 18h – Estacionamento do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), rua Sebastião Taveira, 268, São Francisco. 

15/08/24 – Das 09h às 20h – Estacionamento do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), rua Sebastião Taveira, 268, São Francisco. 

Piracicaba 

16/08/24 – Das 09h às 16h – Seção de práticas esportivas (Ginásio de esportes USP Piracicaba) 

17/08/24 – Das 09h às 15h – Estacionamento da Estação Paulista – Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580 

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV 

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica. 

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017. 

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores. 

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutubeInstagramLinkedIn e TikTok.  (Divulgação)

Foto: Cleber França

spot_img

VEJA TAMBÉM

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...

Inmet prevê bons volumes de chuva até 25 de novembro

A semana será marcada por grandes volumes de chuva...

Soja: Cepea destaca estimativa de produção recorde

As recentes chuvas intercaladas de sol vêm favorecendo a...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Soja: apesar da alta em Chicago cotações despencam no Brasil nesta quinta-feira (21)

A análise é do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Soja com palhada está protegida do sol intenso e da chuva forte

Os 50 alqueires cultivados com soja na divisa entre...

Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reitera a qualidade...

Queimadas na cana-de-açúcar: dicas para recuperar o solo

Especialista recomenda uso de fertilizantes organominerais com nutrientes e...

Cotações do algodão recuam apesar do bom volume de negócios

O mercado de algodão em pluma abriu a segunda...

Suínos: carne ganha competitividade frente a bovina

Pesquisas do Cepea mostram que os preços do suíno...

Arroz: cotações têm maior queda em meses

Levantamento do Cepea mostra que os preços do arroz...

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...