sexta-feira, setembro 20, 2024

Sede da Sicredi Dexis recebe mais alta certificação de prédios verdes

Data.:

A sede da Sicredi Dexis, em Maringá/PR, recebeu nesta semana o mais alto nível de certificação de prédios verdes. É o LEED Platinum, concedido pela organização não governamental United States Green Building Council. No país, cerca de 300 prédios têm certificação LEED, mas apenas 10% são Platinum. 

A certificação atesta a sustentabilidade do prédio desde a concepção do projeto, construção à manutenção, incluindo a redução do consumo de energia e água, conforto termoacústico, bem-estar dos usuários, prevenção contra a poluição ambiental no momento da construção, incentivo ao paisagismo, entre outros.

Para o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, a obra é a realização de um sonho e, desde a concepção, teve a sustentabilidade como premissa. A certificação foi acompanhada pela Petinelli Soluções em Green Building e segundo o sócio Guido Petinelli, mais da metade dos edifícios que atingem o mais alto nível de certificação está no sul do Brasil. “A Sicredi Dexis contribui para que a nossa região seja uma referência quando falamos nos edifícios mais eficientes e sustentáveis do país. O prédio incentiva as melhores práticas, incentivando o uso de bicicletas, aproveitando a água da chuva para irrigação, entre outras medidas.”

O prédio tem quase 20 mil metros quadrados divididos em duas torres, com projeto assinado pelo arquiteto Edson Yabiku e pelo engenheiro civil Wilson Yabiku e execução da Plaenge Industrial. Além de receber centenas de colaboradores que trabalham no local, recebe associados e visitantes que usam áreas como coworking, auditório, espaço do conhecimento com empréstimo de livros, estúdio de TV e podcasts, exposição que conta a história da Sicredi Dexis disponível em português, inglês e libras, além de café e salão de beleza disponibilizados por parceiros.

Em prol da sustentabilidade, uma estação meteorológica mede a incidência de sol, chuva e, assim, controla a abertura e fechamento das persianas de forma automatizada. O edifício também conta com sistema de automação para medir o consumo de energia elétrica e água, concentração de CO2 nos ambientes, além de controlar iluminação, ar-condicionado e outros equipamentos.

Para os colaboradores, há espaço família que recebe crianças até três anos, refeitório, salas de descanso, de espiritualidade e de massagem. Há ainda vagas exclusivas para caronas solidárias, bicicletário com vestiário e estação para carregamento de carro e patinete elétrico, além das vagas para veículos comuns. 

Painéis e películas fotovoltaicas captam energia solar, telhados verdes nas duas torres contam com espécies nativas ou adaptadas à região, há sistema de captação de água da chuva para o abastecimento das torneiras dos banheiros, irrigação e descargas de vasos sanitários, além de queda d’água para a redução do calor. 

Uma curadoria traz mobiliário assinado por ícones do design nacional, como poltronas e móveis de Sergio Rodrigues, de Jorge Zalszupin, Estudiobola, Jader Almeida, entre outros. Tem também obra de Paolo Ridolfi e tapeçaria de Carolina Kroff.

Registro de marca

Também nesta semana a cooperativa recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com certificado de propriedade e uso exclusivo da marca Dexis. (Divulgação)

Foto: Divulgação

Legenda foto: Walter Silva (diretor de Operações), Wellington Ferreira (presidente) e Rogério Machado (diretor executivo)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Estiagem: IAT antecipa fechamento da pesca em vários rios do PR

O Instituto Água e Terra (IAT) publicou nesta quarta-feira...

Seleção genética de abelha rainha faz dobrar a produção de mel

Fazer a seleção genética e trocar a abelha rainha...

Estiagem atinge momento mais crítico no PR

A combinação de áreas há muito tempo sem chuva...

Onça-parda é resgatada no Paraná (vídeo)

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), do escritório...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...