quinta-feira, setembro 19, 2024

Estudo da Embrapa valida estratégias de controle de pragas em sistemas integrados

Data.:

Um Pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo (MG) aponta práticas de manejo da lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) adaptadas aos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). São orientações construídas com base no novo cenário de exploração agropecuária do milho, que envolve plantios consorciados com a braquiária. As técnicas são recomendadas para a formação de pastagem e de palhada no sistema plantio direto e integram as prerrogativas desses modelos, que aliam produtividade e sustentabilidade. 

Praga mais preocupante

A lagarta-do-cartucho é uma das pragas mais preocupantes nos sistemas integrados de produção, e o seu manejo deve levar em consideração práticas de controle eficazes, uma vez que o inseto se alimenta de várias espécies de plantas. Outro problema é que a S. frugiperda apresenta rápida adaptação às principais estratégias de manejo vigentes, que são o uso de plantas Bt (que contêm genes da bactéria Bacillus thuringiensis) e o controle químico.

“O manejo da lagarta-do-cartucho em campo é complexo e deve levar em consideração todo o sistema de produção envolvido. Por isso, é necessário conhecer melhor a sua ocorrência e permanência em sistemas como o ILPF e o de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que são cada vez mais adotados nas diferentes regiões do Brasil”, comenta o pesquisador Ivênio Oliveira.

Compreensão do comportamento 

A pesquisa alerta os produtores para o fato de que precisam ser mais cuidadosos em relação ao plantio da braquiária com o milho, uma vez que essa gramínea é um dos principais hospedeiros da lagarta-do-cartucho. O objetivo é auxiliá-los na compreensão do comportamento da S. frugiperda e oferecer opções para manejá-la dentro de sistemas integrados de produção. “Entender as etapas de monitoramento e observar os momentos de tomada de decisão para o controle, ou não, é a base para o Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, aponta Oliveira.

Foi constatado que há interferência da braquiária no sistema, favorecendo o aumento da população da lagarta, mas que também existem adaptações nas estratégias de manejo que podem minimizar esse problema. “A chave é entender o posicionamento dessas estratégias e dos níveis da tomada de decisão”, complementa o pesquisador.

MIP é opção mais adequada de controle em sistemas integrados

A afirmação de que o Manejo integrado é a opção mais adequada também foi feito pelo Dr. Daniel Ricardo Sosa Gomez, entomologista e pesquisador da Embrapa Soja, destacando aos cooperados da Cocari, os aspectos a serem considerados para a implementação do MIP.

Segundo ele, o produtor deve levar em conta, além da eficácia, a alternância de produtos, a dose certa e a seletividade que, quanto maior, melhor. “A seletividade significa que aquele produto é destinado à praga, sem controlar outros insetos. O produto não tem que servir para eliminar um variado tipo de insetos, mas ser específico para a praga/inseto que está causando problema na cultura”, ressalta. 

Gomez explica que os produtos de amplo espectro são recomendados mais para o final do ciclo, porque eliminam diversos insetos, de diferentes grupos, e podem ter efeito de ressurgência. “Quando se aplica um produto, pode ter surgimento da mesma praga mais para a frente. O que acontece nesses casos é que se elimina os inimigos naturais e a praga ressurge, quando a condição é predisponente aos insetos e são usados produtos inapropriados ou de forma inadequada”, detalha.

Redação Cocari, com informações da Embrapa Milho e Sorgo

Foto: Cleber França

spot_img

VEJA TAMBÉM

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...