sábado, abril 19, 2025

Produtor de soja precisa aguardar um momento mais propício para iniciar a semeadura

Por meio de seu Departamento Técnico, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial alerta os produtores sobre alguns cuidados importantes para o início da semeadura da soja, a etapa mais importante do ciclo da cultura.

A estiagem e a baixa umidade do ar impossibilitam o início da operação neste momento, que somente deve ser implementada após um volume de chuvas acumuladas de 70mm e ocorridas num período de sete a dez dias, observando-se que a temperatura do solo seja superior a 18ºC.

A qualidade das sementes também é fundamental e, em relação a isso, devem ser utilizadas apenas as certificadas e com tratamento industrial, depositadas a uma profundidade de 3 a 5 cm e observando uma velocidade de semeadura entre 4 e 6 km/h. “O capricho nesta etapa é fundamental para a obtenção de altas produtividades”, comenta o gerente técnico Rafael Furlanetto.

A climatologista Jade Ramos, do Metos Brasil, explica que começa a haver um cenário diferente ao registrado na última safra (temporada 2023/24). “Ainda estamos numa fase de transição climática, saindo do El Niño e entrando num quadro de neutralidade, para chegar ao La Niña possivelmente no final do ano. As projeções para setembro e outubro indicam para temperaturas muito altas e tempo seco. Então, se a semeadura começar em setembro, a lavoura pode correr risco. O mais importante agora é esperar um pouco e a segunda quinzena de outubro parece ser o período mais adequado para começar”, afirma, completando: “tem uma chuva chegando no final de setembro, mas pode ser em volumes pouco suficientes para que a cultura seja bem desenvolvida nas fases iniciais. Vale a pena esperar um pouco mais para ter uma situação mais favorável”. (Cocamar)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...