sábado, novembro 23, 2024

Voluntários produzem 10 mil fraldas em Maringá (PR) no Dia de Cooperar

Houve também arrecadação de itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos e sabonetes

Data.:

Cerca de 300 voluntários de oito cooperativas participaram na manhã de sábado (1º/7) em Maringá, na Associação Cocamar, das atividades do Dia de Cooperar, onde produziram 10 mil fraldas geriátricas para distribuição a 14 entidades de assistência a famílias vulneráveis cadastradas pelo programa Mesa Brasil. Inicialmente, a previsão era que 150 voluntários de seis cooperativas estariam envolvidos. Houve também arrecadação de itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos e sabonetes.

Representando a Cocamar, Unimed, Sicredi, Sicoob, Uniodonto, Unicampo, Coopsoli e Pluricoop, o grupo deu conta do recado em poucas horas, trabalhando em série, em meio a muita animação.

“Ficamos muito felizes e agradecidos com o envolvimento de tanta gente”, frisou o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, lembrando que a realização é uma tradição. “O Dia C mobiliza cooperativas no Brasil inteiro”, enfatizou, mencionando ainda que nas mais de 120 unidades da Cocamar estavam acontecendo, em paralelo, ações como arrecadação de alimentos, doação de sangue e outras. Todos os superintendentes da Cocamar, além de vários gerentes, engajaram-se na realização.

Das demais cooperativas, entre outros dirigentes, estavam presentes Luciano Ferreira Lopes, vice-presidente da Unicampo; Reynaldo José Brovini, diretor de Mercado da Unimed, José Olímpio Limonta, superintendente da Uniodonto, Luiz Agita, presidente do Sicoob, e Wellington Ferreira, presidente do Sicredi. O Mesa Brasil foi representado pelo assistente social Elcir Quintino e a nutricionista Gislaine Moreno.

“Dezenas de colaboradores da Sicredi Dexis estão engajados nessa realização”, frisou o diretor de Operações da Sicredi Dexis, Walter Silva, assinalando que as cooperativas dos mais variados ramos, pela sua essência, desenvolvem ações solidárias praticamente todos os dias do ano.

“É a minha primeira vez”, disse Lucas Simões, gerente comercial de uma empresa de produtos odontológicos, convidado por colaboradores do Sicoob, que enfatizou a importância da ação para fazer o bem e também conhecer outras pessoas que trabalham em cooperativas em Maringá. Ele estava em companhia de Vitor Nascimento, da área de gestão de pessoas do Sicoob, que também participava pela primeira vez. “É muito legal ver todo mundo engajado nesse objetivo”, comentou.

Eduardo Sanna de Carvalho, gerente comercial da Cocamar Energia, citou que já participou em várias outras edições, “é um momento prazeroso, em que doamos nosso tempo para ajudar as pessoas, um momento de gratidão”, destacou, ao passo que Ana Luíza Macedo, analista de experiência do cooperado, também da Cocamar, participava pela primeira vez. “Ajudar o próximo é sempre bom”.

Já Rafaela Espiazi Campos, coordenadora de Marketing da Unimed, lembrou o histórico de união das cooperativas maringaenses em prol das entidades assistenciais. “O pessoal vem com muita alegria e todos ficam muito felizes”, disse.

O evento também contou com a participação de cooperadas, as quais já prestam de seus serviços, voluntariamente, na Fábrica de Fraldas mantidas pela Cocamar. Residentes em Paiçandu, Odete Marconi contou que já esteve em outras edições do Dia C, enquanto Sueli Queiróz afirmou dirigir-se uma vez por semana à Fábrica de Fraldas, ao lado de Helena Bologuesi. Era a primeira vez de ambas no evento.

Os preparativos para o Dia C iniciaram ainda em maio, quando 70 voluntários do Instituto Cocamar participaram das primeiras etapas para a produção de fraldas no Projeto Fábrica de Fraldas. No mês de junho, dois voluntários de cada uma das seis cooperativas participantes foram treinados para atuarem como instrutores.

A Cocamar também participou do Dia C em Londrina onde, neste ano, por meio de um grupo de voluntários seus e de mais seis cooperativas da cidade (Cresol, Integrada, Sicredi, Sicoob Ouro Verde, Sisprime e Unicred), foi organizado o Pedágio Solidário em parceria com supermercados locais.

Nesse evento, os voluntários abordaram e explicaram a clientes de supermercados o motivo do movimento e solicitaram alimentos para a entidade Mesa Brasil, a qual repassa as arrecadações para instituições da região de Londrina. As arrecadações, que começaram no dia 10/6, foram feitas aos sábados das 8 às 17h e aconteceram até sábado (1º/7) na sede do Mesa Brasil Londrina, quando houve a distribuição dos alimentos.

Além das atividades em Maringá e Londrina, o Dia C mobilizou ainda as unidades da Cocamar – presentes em cerca de 120 municípios dos estados Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás -, para apoiar no fortalecimento das demandas em suas comunidades. (Texto e Foto: Cocamar)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Frango: competitividade frente à carne suína é a maior desde 2020

Levantamentos do Cepea mostram que a competividade da carne...

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SRM emite nota de indignação a declaração de CEO do Carrefour

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) expressa sua indignação...

Exportações de suínos batem novo recorde

Pelo segundo mês consecutivo, em outubro o Paraná estabeleceu...

Produção de batatas é estimada maior no PR

A batata é a primeira cultura de verão a...

Cevada: colheita é finalizada no Paraná com produção 8% maior

O cereal foi cultivado em 78 mil hectares do...

Produtos agropecuários tiveram alta de 5,5% em outubro

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de...

Tahiti tem queda de 7% na semana

Os preços da lima tahiti seguem em queda, de...

Frango: competitividade frente à carne suína é a maior desde 2020

Levantamentos do Cepea mostram que a competividade da carne...

Boi gordo: cotações seguem em alta

O movimento de alta nos preços da pecuária segue...