quinta-feira, abril 17, 2025

Sede da Sicredi Dexis recebe mais dois selos de sustentabilidade

A sede da Sicredi Dexis, em Maringá/PR, recebeu nesta semana mais duas certificações para prédios que contribuem com a preservação do meio ambiente. Depois da conquista do LEED Platinum e WELL Platinum, a construção agora tem o LEED Zero Carbon e o LEED Zero Energy.

As duas novas certificações são complementares ao LEED Platinum, anteriormente conquistado. O LEED Zero Carbon exige que em um período de 12 meses, as emissões de carbono por consumo de energia tenham sido evitadas ou compensadas. Já o selo LEED Zero Energy reconhece saldo de uso de energia da fonte igual a zero também pelo período de um ano.

Para o presidente Wellington Ferreira, a conquista destes selos de sustentabilidade é um marco não apenas para a Sicredi Dexis, mas para a cidade. “Isso demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade e com a comunidade. Um prédio como o nosso, que tem recebido certificações internacionais, serve de exemplo e inspiração para outras empresas e instituições, além de contribuir para a redução do impacto ambiental, promovendo práticas verdes e eficientes”.

A conquista das certificações só foi possível porque o prédio foi projetado e construído para ser sustentável, com sistema de automação para medir o consumo de energia elétrica e água, concentração de CO2 nos ambientes, além de controlar iluminação, ar-condicionado e outros equipamentos.

Também há painéis e películas fotovoltaicas que captam energia solar, telhados verdes contam com espécies nativas ou adaptadas à região, há sistema de captação de água da chuva para o abastecimento das torneiras dos banheiros, irrigação e descargas de vasos sanitários, além de queda d’água para a redução do calor. 

Os quase 20 mil metros quadrados divididos em duas torres recebem diariamente centenas de colaboradores, além de associados e visitantes que usam áreas como coworking, auditório, espaço do conhecimento com empréstimo de livros, estúdio de TV e podcasts.

Para os colaboradores, há espaço família que recebe crianças até três anos, refeitório, salas de descanso, de espiritualidade e de massagem. Há ainda vagas exclusivas para caronas solidárias, bicicletário com vestiário e estação para carregamento de carro e patinete elétrico, além das vagas para veículos comuns. 

Certificações anteriores

Concedida pela organização não governamental United States Green Building Concil, a certificação LEED Platinum atesta a sustentabilidade de um prédio desde a concepção do projeto, passando pela construção até a manutenção, incluindo a redução do consumo de energia e água, conforto termoacústico, bem-estar dos usuários, prevenção contra a poluição ambiental no momento da construção, incentivo ao paisagismo, entre outros. 

Já a certificação WELL Platinum reconhece edifícios projetados e construídos para apoiar a saúde e o bem-estar dos ocupantes, por meio da avaliação de critérios como qualidade do ar, iluminação, conforto térmico e até o bem-estar mental. (Giovana Campanha)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...

Algodão: indicador atinge maior valor em 12 meses

O Indicador do algodão em pluma CEPEA/ESALQ, com pagamento...

Arroz: preços estabilizam

O ritmo de queda dos preços do arroz em...

Café: exportações do Brasil diminuem

As exportações brasileiras de café diminuíram em março, refletindo...

ADITA capacita colaboradores

Capacitar para qualificar. Com este propósito, nesta terça-feira (15),...

Será que os carrapatos dos Búfalos morrem afogados?

Caraterística da espécie em controlar a temperatura corporal dentro...