sexta-feira, abril 18, 2025

C.Vale assume operações de piscicultura da Paturi

Cooperativa assume áreas de produção e abatedouro de empresa paranaense

A C.Vale assumiu o controle da Paturi Piscicultura Agroindustrial, de Toledo, com atividades na região Oeste do Paraná. A cooperativa passa a responder por um frigorífico de peixes em Nova Prata do Iguaçu e por um sistema de integração com capacidade para produzir 55 mil tilápias/dia. A Paturi recebe peixes criados em duas áreas de tanques-rede no rio Iguaçu, que forma o reservatório da usina de Salto Caxias, em Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná. Outras 46 áreas de tanques escavados em municípios do entorno de Toledo também abastecem a unidade industrial.

A aquisição da Paturi é um negócio estratégico para a C.Vale. A cooperativa está instalando uma quarta linha de produção em seu abatedouro de peixes de Palotina, também no oeste do Paraná. As 55 mil tilápias que virão com o novo negócio vão permitir que a nova linha opere a plena capacidade, elevando o processamento diário do frigorífico para 240 mil peixes/dia. O presidente da cooperativa, Alfredo Lang, explica que o custo elevado das terras, a escassez hídrica e dificuldades no fornecimento de energia elétrica vêm limitando o ritmo de crescimento da produção de peixes. “Com a Paturi, vamos operar com linha cheia e ganharemos em escala de produção”, justifica.  No abatedouro de Nova Prata do Iguaçu, o processamento está em 10 mil tilápias/dia, com perspectiva de expansão para 15 mil/dia até o final de 2025.

Lang revela, ainda, que a C.Vale vai absorver os 54 funcionários da Paturi. Os produtores que fornecem peixes à empresa deverão se associar à C.Vale para se tornarem integrados e terem acesso ao fornecimento de rações, medicamentos, juvenis (peixes pequenos) e assistência técnica.

A C.Vale atua com piscicultura desde 2017. Atualmente, a cooperativa possui 260 integrados e 1.371 funcionários no segmento peixes. Este ano, 32% da carne de tilápia processada pela C.Vale estão sendo destinados ao mercado externo. (Divulgação)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...