quarta-feira, dezembro 4, 2024

Veja como fica o clima até 9 de dezembro

Data.:

O modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indica que os volumes podem ultrapassar 50 mm em grande parte do país nos próximos dias (até o dia 9), exceto no norte da Região Norte e no leste e norte do Nordeste, onde as chuvas deverão ficar abaixo de 20 mm.

Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 30 mm (tons de verde) em grande parte da região. As chuvas podem superar 100 mm em alguns locais (tons de vermelho a rosa) no Amazonas, leste do Acre, sul do Pará, Rondônia e leste do Tocantins. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá provocar acumulados acima de 80 mm no norte do Amapá. No entanto, no norte do Pará e em grande parte de Roraima, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 20 mm.

Na Região Nordeste, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a região poderá provocar pancadas de chuva à medida que o sistema se desloca para o interior ao longo da semana, principalmente em áreas do oeste da Bahia, sul do Maranhão e áreas do Piauí, com possibilidade de acumulados acima de 20 mm. No entanto, no centro-leste da Bahia, sertão pernambucano e alagoano, além do sudeste do Piauí, o tempo deverá permanecer quente e com baixa probabilidade de chuva.

Na Região Centro-Oeste, as instabilidades persistirão, proporcionando chuvas localmente significativas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em grande parte de Goiás, com acumulados previstos acima de 40 mm, podendo atingir 100 mm em algumas localidades (tons de vermelho). No sudoeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Goiás, os volumes deverão ficar abaixo de 40 mm nos próximos dias.

Na Região Sudeste, grande parte da região terá chuvas intensas nos próximos dias, devido as instabilidades provocadas pela aproximação de um sistema frontal no oceano. Os maiores acumulados ao longo da semana estão previstos para São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com volumes acima de 50 mm, podendo superar 100 mm em algumas localidades. A tendência é de redução das chuvas a partir do dia 6 de dezembro em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Na Região Sul, a semana começará com instabilidades em toda a região, devido à passagem de um sistema frontal que poderá provocar tempestades, com acumulados acima de 50 mm. O deslocamento do sistema frontal diminuirá as chuvas no Rio Grande do Sul, contudo, a partir do dia 6 de dezembro, uma nova instabilidade atuará, possibilitando chuvas intensas nos dias seguintes. Acumulados acima de 100 mm estão previstos para o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná. (Inmet)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Inmet prevê chuvas em boa parte do Brasil nos próximos dias

A previsão de chuva acumulada, de acordo com o...

Inmet prevê bons volumes de chuva até 25 de novembro

A semana será marcada por grandes volumes de chuva...

Saiba como fica o clima até 18 de novembro

A semana será marcada por grandes volumes de chuva...

Temporal destrói unidade da Cocamar parcialmente

O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (24) e...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PR: empresa apresenta proposta para construção de ponte sobre o Rio Ivaí no valor de R$ 71,5 milhões

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR),...

RJ para Produtores Rurais: Reestruturações de Dívidas para Pequenos Produtores

O agronegócio, um dos pilares da economia brasileira, enfrenta...

Oferta elevada pressiona cotações da batata

Levantamento da equipe Hortifrúti/Brasil mostra que, na última semana,...

Regulamentação de bioinsumos é aprovada no Senado e vai à sanção

Medida vai garantir avanço para produtores agrícolas, diz relator O...

Cotação do arroz recuou 13,95% em novembro

O Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS (58% de...

Café valoriza 37,5% e atinge maior cotação desde 1998

Em novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do café arábica tipo...

Dólar fecha em R$ 6,06 e atinge recorde desde Plano Real

Bolsa alterna altas e baixas, mas encerra com queda...

Filhote de onça ferido é resgatado no PR

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) participaram nesta...