A Embrapa está lançando um nova cultivar de cebola. Trata-se da BRS Prima, de ciclo precoce, tem alta produtividade e pode ser ofertada na entressafra. Apresenta alto percentual de bulbos de padrão comercial e alto potencial produtivo, com produtividade média de 44,1 toneladas por hectare (média nacional chega a 30 t), sendo indicada para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Possui resistência a doenças foliares o que impacta em menor uso de defensivos químicos.
Apresenta resistência do bulbo após a colheita, em função da retenção alta e da espessura grossa da casca, o que aumenta a capacidade de armazenamento para comercialização na entressafra. A colheita antecipada, devido ao seu ciclo precoce (150 a 170 dias), aliada à durabilidade pós-colheita garantem melhores preços de comercialização aos agricultores.
Utilizada como condimento, devido à alta pungência (picância), a BRS Prima ainda apresenta propriedades nutracêuticas pela alta concentração do flavonóide quercetina, com propriedades antioxidantes. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outra(s) instituição(ões). (Embrapa)
Foto: Embrapa