quinta-feira, abril 17, 2025

Projeções para a pecuária brasileira em 2025: crescimento menor, mas estabilidade na produção

As expectativas para a economia brasileira indicam que o poder de compra do consumidor estará mais restrito, impactando diretamente as escolhas de consumo

O ano de 2025 deverá manter o ritmo de investimentos na pecuária brasileira, mas com crescimento mais modesto em comparação a 2024. A oferta de animais para abate e a produção de carne, assim como a demanda, devem registrar aumentos inferiores aos do ano passado.

As expectativas para a economia brasileira indicam que o poder de compra do consumidor estará mais restrito, impactando diretamente as escolhas de consumo. Com um orçamento mais apertado, a população tende a optar por carnes mais acessíveis, o que pode influenciar o mercado interno. A recente alta do dólar no final de 2024 também deve pressionar os custos de produção, o que torna o cenário ainda mais desafiador para os pecuaristas.

No mercado externo, embora haja potencial para a abertura de novos mercados, a expectativa é que o volume de carne exportado cresça a um ritmo mais lento. A China, principal destino da carne brasileira, continuará sendo um grande comprador, mas países como Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Chile também seguem entre os maiores importadores. A demanda norte-americana deve se manter elevada, impulsionada pela recuperação do rebanho interno nos EUA. Já no Oriente Médio, espera-se um aumento no ritmo de compras, assim como no Chile.

Em relação à produção, a pecuária brasileira deve continuar firme, mas com um crescimento mais moderado em relação ao ano anterior. Dados do IBGE, até setembro de 2024, apontam um aumento de 19% no número de animais abatidos, refletindo um panorama de expansão, embora de forma mais gradual nos próximos meses. (com Cepea)

Foto: Mapa

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...