O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), firmou um convênio com a prefeitura de Marilena, no Noroeste do estado, para pavimentar a estrada que liga o centro da cidade à localidade de Porto Maringá, perto do Rio Paraná. O investimento será de R$ 60,7 milhões.
Serão pavimentados 11,8 quilômetros de vias, sendo a maior parte com asfalto, exceto um trecho de 723 metros, que receberá blocos sextavados de concreto, no acesso ao rio. A nova pista terá duas faixas de 3,6 metros e acostamentos de 3 metros de cada lado, além de calçadas nos trechos urbanos. A obra também inclui drenagem, sinalização e dispositivos de segurança viária.
Além de melhorar a mobilidade para os 7,4 mil moradores de Marilena, a pavimentação facilitará o acesso ao turismo local, especialmente em Porto Maringá. “A obra vai transformar a realidade de Marilena, aproximando ainda mais Porto Maringá de todos os paranaenses, com mais conforto e segurança”, afirma o secretário Sandro Alex. Ele também destaca que o projeto é um compromisso da gestão do governador Ratinho Junior.
O prazo para a execução da obra é de 600 dias, com a prefeitura de Marilena sendo responsável pela licitação e execução, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) fiscalizará o andamento.
Marilena, situada na Costa Noroeste do Paraná, tem atraído cada vez mais turistas com suas praias de água doce, restaurantes e atividades nos rios Paraná e Paranapanema. Na região, o estado também está pavimentando a estrada que leva ao balneário Vila Yara, em Altônia, um trecho de 13,6 quilômetros da estrada mestre.
Foto: DER