sexta-feira, janeiro 10, 2025

BRS Guatã: a cultivar de feijão guandu que promove sustentabilidade e combate os nematoides

Data.:

A Embrapa acaba de lançar uma cultivar inovadora para o setor produtivo: a BRS Guatã, uma variedade de feijão guandu que promete trazer uma série de benefícios tanto para a agricultura quanto para a pecuária. Essa cultivar se destaca não apenas pela sua capacidade de recuperar pastagens degradadas e fornecer alimento para o gado durante a seca, mas também por seu papel no controle de nematoides, parasitas que causam danos de até R$ 35 bilhões por ano à agricultura brasileira, conforme dados da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN).

Esses parasitas atacam culturas fundamentais, como soja, cana-de-açúcar e feijão, prejudicando diretamente a produtividade. As pesquisas da Embrapa Pecuária Sudeste (SP) revelaram que a BRS Guatã é eficaz no combate a quatro espécies de nematoides que afetam gravemente essas culturas: Pratylenchus brachyurus, P. zeae, Meloidogyne javanica e M. incógnita. Esses vermes minam a saúde das plantas, retirando seus nutrientes e injetando substâncias tóxicas que afetam a raiz, as folhas, flores e frutos.

Rodolfo Godoy, pesquisador aposentado da Embrapa e responsável pelo desenvolvimento da BRS Guatã, explica que a principal vantagem da cultivar é sua eficácia no controle dos nematoides, após anos de pesquisas. “Além de ajudar a combater esses parasitas, a BRS Guatã ainda contribui com a descompactação do solo, oferece alimentação para os animais e protege o solo. Ela é uma opção completa e muito vantajosa para os produtores”, afirma Godoy.

Além de sua resistência aos nematoides, a BRS Guatã não permite a multiplicação desses parasitas, tornando-a uma excelente opção para o controle biológico. Essa leguminosa também oferece vantagens ambientais, promovendo a saúde do solo e reduzindo a necessidade de agrotóxicos e fertilizantes. Ao mesmo tempo, ela favorece a produtividade animal, tornando-a uma aliada para a sustentabilidade da pecuária. Essa cultivar é especialmente promissora para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde pode ser aplicada para otimizar a produção pecuária de forma equilibrada, combinando maior produtividade com a preservação ambiental.

Ademilson Facholli, presidente da Unipasto e proprietário da Sementes Facholli, empresa pioneira na multiplicação das sementes da BRS Guatã, acredita no grande potencial da cultivar, especialmente para a cultura da cana-de-açúcar, durante a reforma do canavial. Localizada em Santo Anastácio (SP), a empresa já possui 50 toneladas de sementes da BRS Guatã disponíveis para comercialização, o que reforça a expectativa de sucesso no mercado agrícola.

Nova cultivar é rica em proteína e tolerante ao déficit hídrico

Para a alimentação animal, o guandu é uma leguminosa rica em proteína, apresentando valores em torno de 15%, e com alta capacidade de se associar às bactérias que realizam fixação de nitrogênio no solo. A BRS Guatã é apresentada como uma alternativa de baixo custo para a suplementação volumosa de bovinos durante a seca. O uso para essa finalidade permite aumentar a taxa de lotação por hectare e reduzir a escassez de forragens, comum no período seco, resultando em maior ganho de peso dos animais.

Além disso, segundo a pesquisadora Patrícia Anchão Oliveira, a nova cultivar demonstrou ser uma alternativa viável para a produção de cobertura morta e adubação verde em rotação com outras culturas. Em testes, ela produziu três toneladas de massa seca por hectare na condição de sequeiro e 3,3 toneladas por hectare com irrigação. Essa pequena diferença evidencia a alta tolerância dessa leguminosa ao déficit hídrico. (com Embrapa)

Foto: Lívia Mendes de Castro

spot_img

VEJA TAMBÉM

Feijão: maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda

O mercado de feijão manteve-se pressionado pela oferta crescente...

Safra de grãos do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas

Apesar do tempo seco preocupar os produtores em determinado...

Bom clima mantêm expectativa de safra recorde para o feijão no Paraná

Os produtores do Paraná não reduziram suas apostas no...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Citros: desenvolvimento das lavouras segue positivo

 A safra 2025/26 de laranja segue se desenvolvendo bem,...

Frango: boas vendas sustentam preços em janeiro

As cotações da carne de frango registraram alta na...

Porto de Paranaguá bateu recorde de movimentação em 2024

O crescimento registrado é de 2,1%, com 1.375.745 toneladas...

Cocari orienta sobre escolha da forma de contribuição previdenciária dos produtores rurais

Todo início de ano, os produtores rurais precisam decidir...

Embrapa lança edital para seleção de produtores de sementes de feijão-preto

A Embrapa acaba de divulgar em sua página oficial...

Paraná foi o 3º destino de turistas no Brasil em 2024

O Estado ficou atrás apenas de São Paulo (2.207.015)...

Manipulação e primeiros socorros no uso de defensivos agrícolas é tema de curso

Conteúdo ministrado pelo mestre em Toxicologia Sérgio Graff está...

Evento vai abordar a produção de peixes no PR

A piscicultura será um dos destaques do Dia de...