Com três dias de realização, o Safratec 2025, promovido de quinta-feira (16) a sábado (18) pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial em sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) no município de Floresta, região de Maringá, foi considerada a melhor em 35 edições pelo seu formato, que ofereceu mais conforto aos visitantes, e as inúmeras inovações apresentadas.
Destaques
Os 7 mil produtores e familiares, que vieram de diferentes regiões do Paraná e estados vizinhos, encontraram logo na entrada um grande pavilhão que concentrava negócios da cooperativa, como fertilizantes e adjuvantes Viridian, sistemas de geração de energia fotovoltaica, irrigação, sementes, seguros, carnes e um balcão de negócios com oportunidades em insumos agropecuários, peças, implementos, madeira tratada e combustíveis.
Ao lado, a Cocamar Máquinas apresentou todo o ecossistema John Deere com exposição de maquinários e demonstração de serviços, enquanto o segmento de pecuária destacou nutrições e suplementos.
Quatro estações técnicas organizadas em parceria com instituições de pesquisa e a iniciativa privada, debateram temas oportunos para o setor e cerca de 30 empresas fornecedoras da cooperativa levaram suas novidades em matéria de agroquímicos, fertilizantes e sementes, com destaque também para exposição de veículos e utilitários por várias concessionárias e outras empresas.
Negócios
Consolidado também como uma plataforma para a realização de negócios, o Safratec registrou a comercialização de diversas máquinas agrícolas e, entre inúmeros outros itens, combustíveis, oferecidos em condições facilitadas para a aquisição.
Além do novo formato, que possibilitou ao público percorrer parte da feira à sombra, pela primeira vez a realização incluiu um sábado, o que motivou muitas pessoas do meio urbano a aproveitarem o dia para um passeio à UDT, a apenas 20km de Maringá, onde foi montado um espaço infantil e uma praça de alimentação com diversas opções de lanches.
Produtoras
No sábado, cerca de 300 produtoras e um grupo de jovens participaram do encontro anual promovido pela Cocamar, que programou uma agenda de palestras a cargo de especialistas.
“Para nós, mulheres, esse é um evento muito importante pelo conteúdo de informações”, afirmou a cooperada Ivanir Pavan, a Lolinha, de Floresta. “As mulheres têm um enorme potencial a explorar no agronegócio e realizações como essas são motivadoras”, citou Luciana Delboux, diretora de gestão de pessoas da empresa parceira Ourofino Agrociência, uma das palestrantes.
Várias produtoras, que já tinham participado na quinta ou na sexta-feira, retornaram no sábado ao Safratec, caso de Ivone Hino, de Assaí, norte do estado. “Gostei muito da edição deste ano, tudo muito bem-organizado”, declarou.
Mais rentabilidade ao produtor
“O cooperativismo é muito relevante na transferência de tecnologias aos produtores, algo que a Cocamar faz com excelência”, destacou o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço. “A cooperativa trabalha para que o cooperado tenha mais rentabilidade em seus negócios e o Safratec é a oportunidade que ele tem de conhecer inovações para continuar evoluindo”, mencionou o presidente executivo Divanir Higino.
“Preparamos tudo com muito cuidado para que os produtores tenham, no Safratec, uma boa experiência com a Cocamar”, disse o gerente executivo técnico Renato Watanabe. “Esse é um evento importante para a cooperativa, tanto na questão da transferência de tecnologias, quanto de relacionamento”, acrescentou, mencionando que isto somente é possível pela parceria com as dezenas de empresas e instituições apoiadoras.
Troféus
Na sexta-feira, quatro famílias de produtores (Komura, de Apucarana, Liberali, de Lobato, Peruci, de Cambé, e Ferraz de Camargo, de Andirá) foram homenageadas pela Cocamar Máquinas com o troféu Smart Farm John Deere, “pela sua dedicação em adotar o que há de mais moderno, inovador, tecnológico e sustentável, alcançando elevados níveis de eficiência e produtividade”. (Cocamar)
Foto: Divulgação