A BRS Araçari é uma cultivar de pimenta Habanero (Capsicum chinense) de polinização aberta cujo diferencial são fruto de coloração amarela. A coloração e o aroma pronunciado dos frutos distinguem a BRS Araçari das demais cultivares de pimenta habanero disponíveis no mercado brasileiro e tem potencial para atender a demanda por frutos frescos e nichos de mercado voltados para produtos diferenciados à base de pimentas, como molhos, geleias, chutneys, mostardas, patês e outros.
As plantas da BRS Araçari apresentam hábito de crescimento ereto, porte alto e altura da primeira bifurcação acima de 30 cm, características desejáveis que facilitam o processo de colheita, seja manual ou mecanizado. No entanto, é necessário ter cautela ao recomendar essa cultivar para cultivo em campo aberto, em regiões com alto índice de vento, devido à possibilidade de acamamento de plantas.
A BRS Araçari mostrou-se altamente adaptada ao cultivo protegido na região do DF, apresentando plantas de maior porte, número de frutos por planta, e produtividade. Considerada uma cultivar precoce, o processo de maturação dos frutos inicia 78 dias após o transplantio das mudas para o campo, isso representa 12 dias de antecedência em relação aos demais genótipos avaliados. A colheita se estende por três meses, e a produtividade média é de 13 t/ha em cultivo em campo aberto (inverno ou verão) e de 36 t/ha em cultivo protegido.
Além disso, apresenta plantas vigorosas e tolerantes ao frio, com resistência moderada ao complexo Ralstonia e resistência ao nematoides Meloydogine javanica e Meloydogine incognita.
Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outra(s) instituição(ões). (Embrapa)
Foto: Embrapa