segunda-feira, fevereiro 3, 2025

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira (03)

Data.:

Transação será feita a partir de código QR específico para pagamento

A partir desta segunda-feira (3), os boletos poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix. Entra em vigor resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro que moderniza o tradicional boleto bancário.

Agora, os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A grande vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

Outra novidade aprovada pela resolução de dezembro ainda depende de instrução normativa do BC para entrar em vigor. O boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico) permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.

Segundo o BC, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa definirá os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados ao boleto dinâmico.

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

De acordo com o Banco Central, a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o órgão em nota em dezembro.

Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas. (Agência Brasil)

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

spot_img

VEJA TAMBÉM

Mercado financeiro projeta inflação de 5,51% este ano

Estimativa está acima do teto da meta de inflação,...

Copom eleva juros básicos da economia para 13,25% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Dólar alcança menor valor em 2 meses

Em mais um dia de alívio para os mercados...

Produção de café do Brasil será menor

A produção total estimada para a safra de café...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sicredi Dexis continua assembleias de apresentação de resultados

A Sicredi Dexis inicia a terceira semana de assembleias...

Mercado financeiro projeta inflação de 5,51% este ano

Estimativa está acima do teto da meta de inflação,...

Mandioca: média cai e interrompe alta consecutiva de sete meses

Ainda visando se capitalizar e/ou receosos quanto à possibilidade...

Feijão: queda na qualidade pressiona cotações

As colheitas da primeira safra brasileira de feijão avançam,...

Milho: preços domésticos seguem em alta

As cotações do milho seguem avançando no mercado brasileiro,...

Soja: com novas baixas preços voltam aos níveis de março/24

Levantamentos do Cepea mostram que os preços internos da...

Aprenda a fazer deliciosa rabanada

Sobremesa típica nas mesas do brasileiro, com mais intensidade...