terça-feira, abril 15, 2025

Porto Rico sedia 1º Encontro de Integração entre Piloteiros, Guias de Pesca e órgãos ambientais

O evento apresentou a infraestrutura turística da Pousada Porto do Sol e da Viva Porto Rico, contribuindo para o fortalecimento do setor e a troca de experiências profissionais

Em uma ação inédita voltada ao fortalecimento do turismo sustentável em Porto Rico, na Costa Noroeste do Paraná, a Pousada Porto do Sol, em parceria com a Viva Porto Rico, promoveu o 1º Encontro de Integração entre Piloteiros, Guias de Pesca e representantes de órgãos ambientais do município e da região. O evento realizado neste mês de abril reuniu cerca de 60 participantes, que conheceram os serviços e infraestrutura oferecidos pelas instituições. A iniciativa criou um espaço colaborativo de troca de experiências, orientações técnicas e de alinhamento de boas práticas, para aprimorar o atendimento aos visitantes da cidade e fortalecer o turismo responsável.

Participaram das discussões representantes da Força Verde (Polícia Militar Ambiental), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL-MS) e do Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema (PEVRI), que esclareceram dúvidas e destacaram a importância da atuação conjunta na preservação ambiental de Porto Rico e região.

“Esse foi o primeiro de muitos encontros, que serão contínuos. Nosso objetivo é aproximar os guias e piloteiros dos órgãos de fiscalização, esclarecendo dúvidas sobre abordagens da Marinha, da Força Verde e dúvidas sobre regras ambientais, como documentação, conduta e pesca legal, sempre de maneira leve e informal. Também apresentamos a evolução de Porto Rico como destino turístico e reforçamos a importância de qualificar a mão de obra local para acompanhar esse crescimento de forma sustentável”, disse Guilherme Ribeiro, empresário e investidor em projetos na cidade.

Com quase 3,4 mil habitantes, Porto Rico vive um momento de destaque no turismo estadual. O município atrai mais de 20 mil visitantes por dia na temporada de verão, graças à sua infraestrutura, belezas naturais e vocação para o turismo sustentável. Considerada um paraíso do ecoturismo, turismo náutico e pesca esportiva, a cidade encanta por sua tranquilidade, hospitalidade e conexão com as águas cristalinas do Rio Paraná. (Divulgação)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Mapa publica novo Zarc para a semeadura do feijão

O estudo abrange o cultivo de sequeiro e irrigado...

Hoje é o “Dia Nacional da Conservação de Solo”

O dia 15 de abril foi estabelecido pelo MAPA...

Batata: clima contribui para alta no preço da batata

Levantamentos da equipe Hortifrúti/Cepea mostram que os preços da...

Açúcar: oferta restrita sustenta cotações

Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada...

Trigo: plantio inicia com projeção de menor área

Apesar da valorização do trigo no mercado atacadista, os...

Exportações de carne suína do Paraná aumentaram 89,5%

As exportações paranaenses de carnes suína registraram crescimento de...

Expoingá 2025: Cocamar participa da 3ª Prova de Ganho de Peso

Depois de participar da 63ª ExpoLondrina, encerrada no domingo...

Cinco pescadores são presos na “Corredeira de Ferro” no Paraná

Os policiais também apreenderam os barcos, motores, varas com...