A madrugada foi marcada por tempo instável em boa parte do estado, devido ao avanço de um cavado meteorológico (área alongada de baixa pressão), que atravessou os Andes e agora avança para a faixa centro-sul do país, influenciando nas condições atmosféricas. Tal sistema favorece o aumento das nuvens e, somado a convergência dos ventos em baixos níveis, promove a formação de áreas de instabilidade.
No momento, chove fraco em várias regiões paranaenses, com maior destaque para as porções mais a oeste, sudoeste e faixa central, avançando em direção à faixa leste. Em decorrência da maior cobertura de nuvens, as temperaturas pouco se alteraram na metade oeste do estado durante a madrugada, o que chamamos de baixa amplitude térmica. No Mato Grosso do Sul, este sistema meteorológico influencia o tempo com chuva forte e tempestades, oferecendo risco para as regiões paranaenses que fazem divisa com o estado nas próximas horas.
Para Maringá, por exemplo, são esperados 24 mm, Curitiba 14,3 mm, Londrina 17,6 mm, Ponta Grossa 23,1 mm, Cascavel 53,7 mm e Foz do Iguaçu 57,4 mm e Guarapuava 29,1 mm. (com Simepar)
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN