terça-feira, maio 6, 2025

SP: atualização dos rebanhos vai até 7 de junho

São Paulo iniciou a terceira Campanha de Atualização de Rebanhos após o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a Febre Aftosa. A partir da retirada da vacina, o produtor rural passa, também em caráter obrigatório, a ter que atualizar seus rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que os proprietários devem declarar todas as espécies presentes em suas propriedades até o dia 7 de junho.

Devem ser atualizados, além dos bovídeos, os rebanhos de búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda. A Defesa Agropecuária informa ainda que após o prazo para a declaração o produtor que não atualizar os dados junto ao Gedave fica impedido de emitir, por espécie, a Guia de Trânsito Animal (GTA).

A declaração pode ser feita diretamente no sistema Gedave. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária distribuídas em suas regionais e também, através do envio por e-mail do formulário que está disponível em http://defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/DECLARACAO%20SALDO_REBANHO_GERAL_Maio_2025.docx.

“A atualização de rebanhos é de fundamental importância para que a Defesa Agropecuária faça um monitoramento eficaz em relação à sanidade dos rebanhos paulistas, além de ser um balizador para identificar e controlar com maior agilidade um possível surto de doenças que podem trazer prejuízos econômicos aos produtores”, explica Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária. (com Secom SP)

Foto: Divulgação

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Mandioca: moagem da raiz é maior

Levantamento do Cepea mostra que, de janeiro a abril...

Milho: demanda segue fraca e preços recuam 9% em abril

A demanda enfraquecida mantém os preços do milho em...

Soja: maior oferta contribui para queda dos preços

O clima favorável à colheita de soja da safra...

Produção de etanol do sorgo ganha força no Brasil

Com a crescente demanda por biocombustíveis, o cereal torna-se...

Soja: mercado inicia semana em queda na Bolsa de Chicago

Os contratos futuros da soja iniciaram a semana em...

6º Fórum Brasileiro de ILPF será realizado durante a Expoingá 2025

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), desenvolvido pela Embrapa,...

Exportações de mel disparam

Nos primeiros três meses do ano, o Paraná subiu...

Alerta geada Simepar tem início nesta segunda-feira (5)

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná —...