terça-feira, maio 13, 2025

Agromuseu resgata a memória rural e encanta visitantes em Maringá

Localizado dentro da Expoingá, o Agromuseu tem despertado a curiosidade de adultos e crianças ao oferecer uma verdadeira viagem no tempo pela história agrícola do Paraná. O espaço reúne cerca de 50 peças originais que ilustram a evolução do campo, desde os tempos de ouro do café até as transformações que levaram à diversificação de culturas no estado.

“O museu conta a história do Paraná, especialmente de Maringá, que foi um dos maiores produtores de café do Brasil. Chegamos a representar 50% da produção nacional antes da geada histórica, que devastou nossas lavouras”, explica Beatriz Maliuk, monitora do espaço. Após a perda das plantações de café, a região passou a investir em outras culturas, como arroz, feijão, milho e trigo — cujos ciclos produtivos também são representados no acervo.

Entre os destaques do museu estão maquinários antigos, balanças, equipamentos para aplicação de agrotóxicos e ferramentas utilizadas na lida do campo. Mas são as práticas interativas que mais encantam os visitantes — especialmente as crianças.

“O que mais chama atenção é a demonstração de como se debulhava o milho manualmente e o espaço do bicho-da-seda, que mostra uma tradição pouco conhecida, mas muito forte no Paraná”, afirma Beatriz.
A montagem do Agromuseu foi construída, em grande parte, por meio de doações e colaborações com outros espaços museológicos, como o Museu do MUD. O resultado é um ambiente nostálgico e educativo, que preserva a memória do trabalho rural e aproxima as novas gerações de um modo de vida cada vez mais distante.

Para visitantes como Edinelso de Souza, que levou o filho para conhecer o espaço, a experiência é emocionante. “Tem muita coisa que me lembra a infância. Meu avô tinha várias dessas ferramentas em casa. É muito importante mostrar isso para os nossos filhos, para que eles entendam como tudo era feito antes”, relata.

O AgroMuseu funciona todos os dias da Expoingá, das 8h da manhã até às 22h40 da noite, com entrada gratuita. Pela manhã, o espaço recebe principalmente visitas escolares, proporcionando uma vivência enriquecedora para os estudantes.

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Safra de laranja é estimada 36,2% maior pela Fundecitrus

A safra de laranja 2025/26 do cinturão citrícola de...

Mães brilham na Expoingá com histórias de união e coragem

Entre bancas de artesanato, carrinhos de churros e passeios...

Expoingá tem 2ª dia de entrada gratuita nesta terça-feira (13)

A programação começa às 19h com a celebração da...

SRM alerta sobre site falso da Expoingá 2025

A organização da Expoingá 2025, feira promovida pela Sociedade...

Câmara de Maringá inaugura estande pela primeira vez na Expoingá 2025

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Maringá conta...

Duda Bertelli e Luan Pereira celebram os 78 anos de Maringá

Maringaense, Duda Bertelli emocionou com sua trajetória e talento;...

Açúcar: oferta ainda é limitada

Apesar dos avanços da colheita e do processamento da...

Sindirações projeta crescimento de 3% do setor de alimentação animal

Setor obteve uma movimentação financeira na ordem de R$160...