Mais de 90% de toda a exportação dos Portos do Paraná são produtos do agronegócio. É a força do Agro que impulsiona o desenvolvimento, a performance e os resultados dos portos paranaenses.
No ciclo 2022/2033, o Paraná deverá produzir cerca de 46 milhões de toneladas de grãos. O Estado se destaca principalmente na produção de soja, que é a grande safra da primavera/verão, e de milho, que tem duas colheitas por ano.
A segunda safra de milho, que neste momento amadurece no campo, abastece o mercado externo e toda a cadeia de carne e leite do Estado. Também visa o mercado de álcool. Além disso, o solo paranaense permite diversas outras culturas, com maior relevância para o feijão, trigo, cevada, malte e aveia.
Além dos grãos, o Paraná se tornou um grande polo produtor de proteínas animais do Brasil. É o líder na produção e exportação do frango; o segundo na produção de suínos, uma cadeia que tende a crescer muito nos próximos dez anos.
MIX – Açúcar. Etanol. Tabaco. Leite. Frutas. Batata. Cebola. Tomate. Amido de mandioca. Seda. Mate. Temperos. A lista mostra a grande variedade de produtos colhidos no Paraná. Nesse mix, também entra a produção da madeira. O Paraná é um grande produtor e talvez tenhamos a cadeia mais completa da madeira do país, com inserção e excelência em todos os setores dessa cadeia.
Estou falando de toda essa variedade porque é por aqui que quase toda a produção do Estado, destinada à exportação, sai. Nesta coluna que inicio hoje, vou trazer informações, novidades, dados e muito mais sobre os Portos do Paraná.
Aqui, não plantamos, não colhemos, mas também trabalhamos duro para que a produção nacional possa chegar e alimentar os mais variados destinos do mundo. Porto é um importante elo de toda essa cadeia produtiva. Porto também é agro.
CONFIRA ALGUNS DESTAQUES ENTRE AS EXPORTAÇÕES QUE PASSAM POR AQUI
O LEÃO DE SOJA
O Porto de Paranaguá embarca 62% das exportações brasileiras do produto. Mais de 34% do que é exportado tem origem no Paraná. Mas também embarcamos produção do MT, GO, MS, SP, RS.
Principais destinos: Índia, Bangladesh e Cuba.
FRANGO
A exportação de frango pelo Porto de Paranaguá representa 43% das vendas brasileiras da carne para o exterior, e mais de 80% do volume têm origem no Paraná.
Principais destinos: China, Emirados Árabes e África do Sul.
FARINHA DE SOJA
O Porto de Paranaguá é responsável pela movimentação de 25% do volume exportado pelo Brasil. Do total embarcado, 67% são produzidos no próprio Estado.
Principais destinos: Holanda, Alemanha e Coreia do Sul.
MADEIRA
Passam pelo Porto de Paranaguá mais de 25% das exportações brasileiras de madeira. Mais de 90% do volume embarcado é produto paranaense.
Principais destinos: Estados Unidos, Bélgica e China.
SOJA
A soja embarcada pelo Porto de Paranaguá representa mais de 13% das exportações brasileiras. A produção do Paraná soma 38,2% das cargas embarcadas. MS, GO e SP também movimentam volumes expressivos do grão por aqui.
Principais destinos: China, Coreia do Sul e Irã.
AÇÚCAR
O Porto de Paranaguá responde por quase 19% da exportação de açúcar do país, e 49% dos embarques são fruto da produção paranaense.
Principais destinos: Argélia, Canadá e Iraque.
CARNE BOVINA
A exportação de carne pelo Porto de Paranaguá representa mais de 17,5% das exportações brasileiras do produto.
Principais destinos: China, Filipinas e Egito.