Produtores, estudantes e lideranças políticas se uniram para falar sobre sustentabilidade no campo
Mais de 700 participantes, entre produtores, técnicos e lideranças de diversas cidades do Paraná, prestigiaram nesta quinta-feira (15) a 6ª edição do Fórum Brasileiro de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), realizado durante a Expoingá 2025, em Maringá.
O evento, promovido pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com o apoio da Rede ILPF, contou com a presença do Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar/Emater).
Autoridades políticas como deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários municipais de Agricultura e vereadores participaram do fórum, que teve como um dos destaques a presença do Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes. O objetivo principal do encontro foi discutir soluções para o aumento da produtividade no campo de forma sustentável e rentável.
Segundo a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, o evento reforça a importância de sistemas produtivos eficientes e de alta qualidade, como é o caso da ILPF. “O fórum reúne produtores de todos os portes e reflete a realidade atual do setor agropecuário paranaense. Se unirmos forças, com conhecimento técnico, inovação, apoio das universidades, governo e cooperativas, o Paraná pode se consolidar como referência para o Brasil e o mundo. Este não é apenas um encontro para confraternização e troca de conhecimento, mas também um momento de compromisso com o futuro do agronegócio”, afirmou.
Para Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Cocamar e da Assembleia da Rede ILPF, o Paraná está em plena evolução tecnológica e econômica. “Quando trabalhamos corretamente, geramos renda que beneficia não só o produtor, mas toda a cadeia — do comércio às cidades. Isso é progresso, e o Estado tem potencial para crescer ainda mais”, destacou.
A programação do fórum incluiu palestras de especialistas como César Araújo (IDR-Paraná), que abordou a fertilidade do solo; Ricardo Luca, médico-veterinário e produtor rural, que compartilhou a experiência da implantação do sistema ILPF na Fazenda Carranca, em Londrina; e Mariana de Aragão Pereira, zootecnista e PhD em Gestão Agropecuária pela Embrapa Gado de Corte, que falou sobre os ganhos produtivos e econômicos proporcionados pela ILPF.
Para o secretário Marcio Nunes, a proposta do evento de reunir diferentes lideranças e produtores representa um novo despertar para a importância da inovação no campo. “Ao vermos pessoas de todas as regiões do Estado reunidas aqui, percebemos a força do movimento e a urgência em acompanhar as transformações e as novas tecnologias. Essa união é essencial para o crescimento comum”, afirmou.
Durante o evento, foi oficializada a adesão do Governo do Paraná ao Programa Integra, conduzido pela Rede ILPF. A iniciativa busca fomentar o uso do sistema ILPF no Estado como uma alternativa sustentável e inovadora para o desenvolvimento das propriedades rurais.