sexta-feira, abril 18, 2025

Presidente da SRM é indicada ao título de “Cidadã Benemérita” do Paraná

Para ser aprovado, o requerimento deve atender a critérios estabelecidos pela Lei Estadual 13.115, de 15 de fevereiro de 2001, que prevê que o título seja concedido à pessoa com reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis

O deputado estadual Soldado Adriano José (PP) propôs a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM) Maria Iraclézia de Araújo, o título de Cidadã Benemérita do Estado. Iraclézia à muitos anos tem sido destaque no agro e no empreendedorismo. Natural de Acopiara-CE, a presidente da SRM é uma das maiores influenciadora feminina no setor do agronegócio brasileiro.

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Gestão de Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), ela se especializou em Gestão, Produção e Sanidade Animal na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir uma entidade do gênero no país, feito que lhe rendeu a Medalha Mérito Legislativo, maior honraria da Câmara dos Deputados. Além disso, foi listada entre as “100 Mulheres Poderosas do Agro” pela Forbes Brasil, conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Seu trabalho não se limita apenas ao agro. Maria também é uma líder no setor de empreendedorismo, com cargos executivos em diversas entidades e uma consultoria na área de eventos, do planejamento à coordenação e execução.
O pedido do deputado Soldado Adriano José, reforça o valor de Maria Iraclézia de Araújo para o Estado do Paraná e o Brasil, tanto na área do agronegócio como no empreendedorismo. “Maria é uma mulher forte, determinada que representa uma parcela das mulheres no universo dos negócios. A presente propositura visa homenagear a senhora Maria Iraclézia que inspira tantas outras mulheres”, ressalta o parlamentar.

Para ser aprovado, o requerimento deve atender a critérios estabelecidos pela Lei Estadual 13.115, de 15 de fevereiro de 2001, que prevê que o título seja concedido à pessoa com reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, que tenha prestado relevantes serviços de abrangência estadual e contribuído significativamente para o Estado do Paraná.

Pelas suas realizações, Maria Iraclézia de Araújo tem todas as qualificações para receber essa honraria. Agora, o requerimento será submetido para a aprovação dos demais parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Esse título será um reconhecimento justo a uma profissional que tem contribuído incansavelmente para o desenvolvimento do estado e do país, principalmente no agronegócio e no empreendedorismo. (SRM)

Foto: SRM

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...