domingo, abril 20, 2025

Plantio do trigo é incentivado no Paraná

Nesta quarta-feira uma comissão de Mulheres da Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná visitará um dos principais moinhos do Estado

Com as lavouras de trigo ocupando quase 1,39 milhão de hectares no Paraná, os produtores do cereal acompanham com atenção as previsões climáticas e a variação dos preços da saca. E há aqueles que também aproveitam o momento  para aprender mais sobre o  processo de  transformação  do trigo na agroindústria.

Nesta quarta-feira, dia 19 de julho, um grupo  formado por 12 mulheres do município de  Alvorada do Sul, no norte do Estado, visita o Moinho Globo, em Sertanópolis, a 45 Km de Londrina. Todas são produtoras de trigo e integrantes da Comissão de Mulheres da Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

Aucilena Morena Simões Freitas, uma das coordenadoras da Comissão da Faep, acredita que a visita será muito proveitosa. Para a grande maioria das participantes, será a primeira vez que terão acesso a um moinho,  com a possibilidade de entender todo o processo que faz o grão do trigo que produzem no campo virar farinha.

Para a presidente do Moinho Globo, Paloma Venturelli, receber o grupo na indústria é uma dupla satisfação: pelo fato de serem mulheres produtoras, abrindo caminhos em uma área de ainda é majoritariamente masculina, e pela oportunidade que esse contato traz para que a visita seja um incentivo ao  aumento da produção de trigo segregado.

Programa Germinar

Abrir as portas da indústria para receber produtores de trigo  faz parte da estratégia do Moinho Globo no “Programa Germinar”, que tem a proposta de incentivar o plantio de trigo na região norte do Paraná, além de estimular o cultivo de variedades importantes para a indústria.

“O Brasil não é autossuficiente na produção de trigo. Nosso projeto tem como objetivo fomentar cada vez mais a produção de trigo segregado, com cultivares que produzam os resultados almejados pela indústria. Queremos  estreitar relacionamento e fechar parcerias com produtores  para que entreguem suas colheitas para o Moinho, aumentando assim nossa rede de produtores parceiros”, explica Paloma Venturelli.

No Programa Germinar, o Moinho Globo oferece como contrapartida aos produtores orientação em relação ao plantio, colheita e comercialização, além da garantia de recebimento de sua produção e o pagamento de um bônus sobre o valor de mercado. (Cris Luchini)

Foto: Cleber França

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...