quinta-feira, novembro 14, 2024

Pela quarta vez, somos número 1

Data.:

Um porto é uma comunidade. E, como tal, se integra não apenas fisicamente, mas também compartilhando propósitos, responsabilidades, esforços e, com esses, resultados.

Nesta semana, a Portos do Paraná, empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina, foi premiada, em Brasília, como a melhor gestão portuária do país. Feito que se repete há quatro anos consecutivos. Conquista que dividimos com toda a comunidade portuária paranaense.

Desde a modernização dos portos, saímos da operação de cargas, mas nossas atribuições e responsabilidades como autoridade portuária só aumentam a cada novo marco regulatório. E aumentam na mesma proporção em que aumentou a competitividade entre os portos, o controle e a exigência.

O Prêmio Portos + Brasil é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura (hoje Ministério de Portos e Aeroportos) para destacar as boas práticas da gestão portuária do país. O entendimento é básico: tão importante quanto um porto produtivo – que bate recorde de movimentação – é um porto bem gerido, com boas práticas de governança, que atraia e se apresenta para o mercado nacional e internacional como solução e melhor opção. Afinal, os portos (literalmente) movem a economia de um país.

O que faz com que a Portos do Paraná seja considerada a número 1, é o fato de ter alcançado nota máxima – um 100 – no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP). Esse índice é considerado o mais importante para atestar a capacidade de gerência dos portos. As métricas consideradas são, entre outras, índices financeiros, contábeis, eficiência operacional, transparência administrativa, estrutura organizacional, regularidade tributária e trabalhista e manutenção dos acessos aquaviários.

Além do ranking do IGAP, o prêmio também destaca outras categorias. No total, são dez. Nós, aqui, fomos destaque também em outras duas. Conquistamos o primeiro lugar na categoria Variação do Lucro Operacional (EBITDA) – indicador fundamental para mercado financeiro; fomos segundo lugar em crescimento na movimentação de carga geral.

Com tanto resultado positivo podemos tirar algumas conclusões: estamos no caminho certo; não fazemos isso sozinhos; e temos total apoio e condição de seguir fazendo ainda mais pelo desenvolvimento nos nossos portos e, com eles, o desenvolvimento de quem deles faz uso.

spot_img

VEJA TAMBÉM

É preciso falar de segurança

Toda e qualquer atividade, da mais simples à mais...

Incertezas na importação dos fertilizantes

Nájia Furlan Os Portos do Paraná seguem sendo as principais...

Desafio não é obstáculo

No Paraná, a colheita de milho avança. Mais de...

TEM NO PORTO – Alerta meteorológico

por Nájila Furlan - jornalista, coordenadora de programas institucionais...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pix completa 4 anos: entenda as recentes mudanças da ferramenta e os impactos na economia

Segundo a Federação Brasileira de Bancos, cerca de R$...

Saiba como fica o clima até 18 de novembro

A semana será marcada por grandes volumes de chuva...

Soja opera em leve baixa na bolsa de Chicago nesta quarta-feira (13)

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: com menor beneficiamento preços sobem

Como é tradicional neste período de entressafra, em que...

Cotações do café voltam a subir no mercado interno

Pesquisas do Cepea mostram que os preços domésticos do...

Ceasas de Curitiba e Cascavel não abrem dia 15

Os mercados das Ceasas de Londrina, Maringá e Foz do...

Conheça os vencedores do concurso “Café Qualidade Paraná”

No total, participaram da disputa 119 lotes originados de...

Oferta elevada mantém pressão sobre cotações do tomate

Pesquisas da equipe Hortifrúti/Cepea mostram que os preços do...