quinta-feira, abril 17, 2025

Cooperativa recuperou 1.209 nascentes de água

Desde 2009, por meio do projeto Olho D’água, a cooperativa Cocari promove a recuperação de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, proporcionando água limpa, sem riscos de contaminação para o consumo das famílias. Até julho deste ano, 1.209 nascentes foram restauradas e a Cocari espera ampliar ainda mais este número.

Das nascentes restauradas, 1.166 ficam no Paraná, 40 em Goiás e 3 em Minas Gerais. Além da recuperação das nascentes, o projeto contribui para a conscientização das pessoas sobre a importância dos cuidados com os recursos naturais de suas propriedades e promove mudança de comportamento com relação à preservação do meio ambiente. 

“É importante que os cooperados de todas as regiões conheçam e usufruam dos benefícios oferecidos pelo projeto Olho D’Água, que são vários: melhor qualidade da água para consumo; aumento da vazão; proteção da nascente contra soterramento, entre outras vantagens”, destaca a assistente ambiental da Cocari, Júlia Batista Gato.

Vale ressaltar que, ao aumentar a vazão da nascente, o produtor tem a possibilidade de uso da água nas atividades agrícolas, o que contribui para a sustentabilidade das atividades na propriedade. “O cooperado interessado pode procurar a unidade mais próxima para fazer o cadastro de suas minas para restauração”, completa.

Proteção

Júlia destaca ainda que a restauração não tem custo algum para o produtor e o projeto oferece também a manutenção do trabalho na nascente, se necessário. “Para os produtores que possuem nascente na propriedade e utilizam a água para consumo próprio ou em suas atividades, o projeto é ideal, pois garante que o produtor tenha água de qualidade ao mesmo tempo com a consciência de que está preservando um bem tão valioso para o meio ambiente”, pondera.

O projeto Olho D’água é desenvolvido em parceria com a empresa Nortox, e conta com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável; do Instituto Água e Terra (IAT); do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR); e de prefeituras municipais.

A iniciativa de proteção dos mananciais já conquistou várias premiações, como o Troféu Chico Mendes, e motivou a implantação de projetos semelhantes por outras empresas. (Cocari)

Foto: Cocari

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...