sexta-feira, novembro 22, 2024

Urucum: agricultores do Paraná requisitam selo IG

Data.:

Agricultores familiares participaram do “Encontro dos produtores de urucum de Paranacity e de Cruzeiro do Sul”, municípios da região noroeste do Paraná, no Sindicato Rural de Paranacity. O evento, realizado na última semana, teve como objetivo capacitar e orientar produtores, mirando o fortalecimento da cultura do urucum na região, com palestras e apresentação de projetos.

Realizado pela Associação dos Produtores de Urucum de Paranacity e Região (Aprucity), Sebrae/PR, Prefeitura de Paranacity, Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), o evento contou com a presença do prefeito de Paranacity, Junior Cocco, do prefeito de Cruzeiro do Sul, Marcos Cesar Sugigan, da diretora de pesquisa do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino e do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

A programação começou com a apresentação do protocolo do pedido de reconhecimento ao urucum de Paranacity e de Cruzeiro do Sul com a Indicação Geográfica (IG). O depósito da solicitação do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o signo distintivo “Urucum de Paranacity”, foi realizado no último dia 23 de agosto.

Somados, os dois municípios possuem área plantada de cerca de 800 hectares de urucum e produzem aproximadamente mil toneladas do fruto corante, usado em diferentes indústrias, a cada safra. Os principais diferenciais do urucum de Paranacity como apelo para a obtenção da IG são a qualidade do produto (maior poder corante em relação à média nacional devido a fatores climáticos, de solo e de manejo) e a notoriedade da região como produtora da cultura, iniciada na região na década de 1970.

A IG é uma ferramenta de desenvolvimento territorial e agrega valor aos produtos. Na palestra “Indicação Geográfica do Urucum de Paranacity, a nova fronteira do desenvolvimento”, os participantes conheceram detalhes técnicos para concessão de IG na Europa e no Brasil e as 13 IG existentes no Paraná. Na sequência, acompanharam a palestra “A importância do associativismo e da Indicação Geográfica para o desenvolvimento socioeconômico de uma região”.

“No ano passado tivemos o primeiro encontro e, agora, nos reunimos novamente. Estamos amadurecendo tudo o que estamos aprendendo. Sabemos que, se quisermos nos destacar, temos um trabalho de longo prazo pela frente”, disse o produtor de urucum, em Paranacity, José Pedro Salomão.

Projeções

Na oportunidade, foi apresentando um protocolo de intenções para a construção do Centro de Inovação e Referência do Urucum.

“Na mesma linha da obtenção da IG para fomentar o urucum, foi projetado um complexo de mais de 13 mil metros quadrados para abrigar a sede da Aprucity, anfiteatros, viveiros, laboratórios de pesquisa e outras estruturas de incentivo e reconhecimento à produção, inclusive com atrativos turísticos”, destacou o consultor do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva.

Vânia Moda Cirino, diretora de pesquisa do IDR-Paraná, ressaltou o compromisso do instituto em colaborar para solucionar demandas dos produtores, a exemplo do controle de pragas, rumo à conquista da IG e de outros diferenciais.

“Trabalharemos em parceria com as universidades estaduais e federais, com projetos voltados para a cultura do urucum. Estamos à disposição da associação de produtores para ajudar a região a se destacar em produção e em qualidade”, frisou Vânia.

“É hora de continuar um sonho antigo de fazer a região sobressair no País pela produção de urucum. Queremos nos tornar um grande centro de referência. Por isso, também estamos preparando programa de incentivo ao plantio local”, comentou o prefeito de Paranacity, Junior Cocco.

Marcos Cesar Sugigan, prefeito de Cruzeiro do Sul, destacou o trabalho em conjunto na busca da IG.

“Queremos encontrar alternativas que viabilizem mais a cultura do urucum. Um exemplo é a busca pela IG. Temos a expectativa de que, ao recebermos o reconhecimento, seremos mais competitivos no Brasil e no exterior, isso graças ao trabalho dos produtores e das instituições empenhadas”, observou Sugigan.

A programação contou, ainda, com a palestra “Crédito e fomento para o cultivo do urucum – linhas de crédito para custeio e investimentos”, com a cooperativa de crédito Cresol; com o momento de entrega de equipamentos agrícolas pela Prefeitura de Paranacity à Aprucity; e com a palestra “Construindo pontes para o futuro”. (Foto: Cleber França)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Frango: competitividade frente à carne suína é a maior desde 2020

Levantamentos do Cepea mostram que a competividade da carne...

Cotações do algodão recuam apesar do bom volume de negócios

O mercado de algodão em pluma abriu a segunda...

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exportações de suínos batem novo recorde

Pelo segundo mês consecutivo, em outubro o Paraná estabeleceu...

Produção de batatas é estimada maior no PR

A batata é a primeira cultura de verão a...

Cevada: colheita é finalizada no Paraná com produção 8% maior

O cereal foi cultivado em 78 mil hectares do...

Produtos agropecuários tiveram alta de 5,5% em outubro

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de...

Tahiti tem queda de 7% na semana

Os preços da lima tahiti seguem em queda, de...

Frango: competitividade frente à carne suína é a maior desde 2020

Levantamentos do Cepea mostram que a competividade da carne...

Boi gordo: cotações seguem em alta

O movimento de alta nos preços da pecuária segue...

Soja: apesar da alta em Chicago cotações despencam no Brasil nesta quinta-feira (21)

A análise é do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...