O plantio da safra de soja atinge 1% das áreas previstas no Paraná. Mas quem já cultivou as sementes está apreensivo com o clima, pois as previsões são de alguns dias de sol e temperaturas bem altas para a maioria das regiões do Brasil. Isso vai ocorrer devido a um bloqueio atmosférico, que deve impedir a chegada de frentes frias nos próximos dias.
No Noroeste do Paraná, segundo o Instituto Simepar, as temperaturas vão se elevando com o passar dos dias, com máxima prevista de 43ºC na tarde de domingo (24) e 44ºC na tarde da próxima segunda-feira (25). O clima deve permanecer assim em boa parte do país com o calor prevalecendo de forma intensa também em Santa Catarina, Centro-Oeste, Estados do Sudeste, Nordeste, assim como em Rondônia e Tocantins.
Por outros lado, o Rio Grande do Sul, duramente castigado por chuva excessiva com volumes até acima dos 400 mm na primeira metade do mês, terá mais uma semana com precipitações volumosas em muitas áreas. Os acumulados só desta semana podem atingir a média histórica de chuva do mês inteiro em alguns municípios, fazendo com que os totais de chuva deste setembro até agora atinjam marcas de até 500 mm em algumas cidades.
PREÇOS DA SOJA – Com relação da soja, eles recuaram no mercado brasileiro nos últimos dias, influenciados pela desvalorização do dólar frente ao real e pelo enfraquecimento da demanda externa, segundo dados do Cepea. Sojicultores brasileiros estão otimistas quanto à temporada 2023/24, o que deve resultar em aumento de área.
Apesar do clima favorável neste início da semeadura, agentes consultados pelo Cepea estão atentos ao impacto do El Niño. De acordo com o relatório de oferta e demanda do USDA, divulgado no dia 12, a área brasileira está projetada em 45,6 milhões de hectares, 4% superior à da safra 2022/23 e um recorde, caso se confirme.
Foto: Freepik