sexta-feira, abril 18, 2025

Pinhão Curitibano convoca moradores a juntarem sementes de araucária

Lançada em 2022, a iniciativa resultou na produção de 9 mil mudas de araucárias no Horto Municipal da Barreirinha. Destas, 4 mil foram distribuídas à população.

O projeto Pinhão Curitibano, que convoca moradores de Curitiba a juntarem sementes de araucárias (sim, pinhões!), volta à ativa em 2023. Lançada no ano passado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a iniciativa resultou na produção de 9 mil mudas de araucárias no Horto Municipal da Barreirinha. Destas, 4 mil foram distribuídas à população.

“Estamos convocando a população novamente para levar as sementes de araucárias às Ruas da Cidadania e também aos eventos da programação do Mês do Meio Ambiente”, diz o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff. 

Na terça-feira (13/6), as sementes serão recolhidas durante a Feira da Sustentabilidade no Calçadão da Rua XV. Com a participação da população, é possível coletar pinhões de diferentes árvores e de várias regiões da cidade, o que contribui para preservar as características das araucárias de Curitiba e aumentar a resiliência da espécie. “Para maior diversidade genética das mudas, o ideal é ter um número alto de matrizes”, completa o diretor.

PRODUÇÃO DE MUDAS

Os pinhões recolhidos são levados para o Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cultivados e transformados em mudas de araucárias, que serão plantadas pela cidade. Além das 4 mil mudas que já foram entregues à população, outras 5 mil mudas serão distribuídas, gratuitamente, durante os eventos do Mês do Meio Ambiente, ao longo de junho.

Foto: (Pedro Ribas/SMCS)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...