sexta-feira, abril 18, 2025

Crea-PR inicia fiscalização da safra de verão no Noroeste do Paraná

Com uso de tecnologias digitais e outros recursos, trabalho será realizado de forma remota em cerca de 1,5 mil propriedades

O Crea-PR iniciou fiscalizações das safras de verão 2023/2024, que compreendem lavouras de soja e de milho, onde o plantio já começou, na Regional Maringá, trabalho que será realizado nos 112 municípios da região noroeste abrangidos pela Regional. Os fiscais irão verificar a presença de Engenheiros Agrônomos como responsáveis técnicos pelos cultivos dos grãos nas propriedades até o dia 17 de novembro.

Segundo o Facilitador de Fiscalização do Crea-PR na Regional Maringá, Engenheiro Civil Djalma Bonini Junior, com levantamento de documentações e uso de tecnologias digitais, o trabalho dos fiscais será realizado de forma remota em cerca de 1,5 mil propriedades. O objetivo é verificar a participação de Engenheiro Agrônomo no projeto e na assistência técnica das lavouras.

“O intuito da fiscalização é identificar se há responsabilidade técnica, dessa maneira, coibindo o exercício ilegal da profissão em propriedades rurais que estejam cultivando sem um projeto e assistência técnica de um profissional habilitado, no caso, de um Engenheiro Agrônomo”, diz o Facilitador.

Projeção do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), aponta para uma elevação na área de soja e redução na de milho – a previsão inicial é que as lavouras de soja e milho somem mais de 6,2 milhões de hectares. Bonini ressalta que a soja é a cultura mais forte na região, ressaltando ser fundamental verificar se o acompanhamento técnico de um Engenheiro Agrônomo registrado no Crea-PR tem se cumprido, a fim não só de coibir o exercício ilegal da profissão, mas de valorizar e de incentivar a inserção profissional.

Recursos tecnológicos digitais

A operação contará com o apoio do Siagro, o Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Estado do Paraná, acessível por meio do link: https://www.agricultura.pr.gov.br/Pagina/Siagro. O sistema permite a identificação de possíveis áreas dedicadas ao cultivo de soja. Com base nesses dados, a equipe de fiscalização cruzará informações com o Sistema Informatizado do Crea-PR para localizar Engenheiros Agrônomos responsáveis técnicos pela implementação das atividades agrícolas.

O Facilitador do Crea-PR, Djalma Bonini Junior, esclarece que se o profissional não puder ser identificado inicialmente, será iniciado um processo de fiscalização. Nesse caso, o agricultor responsável pela área de cultivo será notificado para apresentar o Agrônomo responsável. Vale ressaltar que durante a verificação, dependendo da maneira como o documento de Responsabilidade Técnica é preenchido, a identificação do Agrônomo pode não ser possível. “Isso sublinha a necessidade crucial dessas inspeções e manifestações dos fiscalizados”, afirma.

Em algumas fiscalizações, este ano a equipe de fiscalização também fará uso de imagens via satélite, uma nova tecnologia desenvolvida pelo Conselho – o primeiro uso da ferramenta ocorreu na safra anterior. Com as imagens de satélite e o cruzamento de informações do Sistema de Informações Geográficas (SIG) e outros bancos de dados, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Copel e Seab/Adapar (seguro rural e receituário agronômico), o Conselho visa identificar propriedades sem o devido acompanhamento de um Engenheiro Agrônomo. (Divulgação)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...