sexta-feira, setembro 20, 2024

IDR-Paraná capacita 45 extensionistas para atuação em manejo de solos

Pesquisadores e extensionistas debateram os avanços do conhecimento em física, química e biologia dos solos. também trataram de aspectos práticos, como técnicas para coleta de amostras no campo para análises, entre outros.

Data.:

Com participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, terminou nesta quinta-feira (15), em Londrina, no Norte do Estado, um treinamento para atualização em manejo do solo ministrado por pesquisadores do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) para 45 extensionistas da própria instituição que atuam em todas as regiões no Programa Grãos Sustentáveis.

Durante três dias, pesquisadores e extensionistas debateram os avanços do conhecimento em física, química e biologia dos solos. Eles também trataram de aspectos práticos, como técnicas para coleta de amostras no campo para análises, procedimentos para aplicação de dejetos de animais com o objetivo de aproveitamento como fertilizantes e métodos de monitoramento de infiltração de água, dentre outros.

O secretário Norberto Ortigara elogiou a estratégia de definir protocolos como instrumento para ampliar a disseminação das boas práticas agronômicas. “Temos muito trabalho, muita orientação a fazer para propiciar mais resultados aos agricultores, aos municípios, ao Paraná e ao Brasil”, disse.

“O curso de atualização é parte de um esforço para o desenvolvimento de um protocolo técnico que oriente a atuação dos extensionistas nas regiões produtoras”, explicou o engenheiro-agrônomo Edivan José Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos Sustentáveis.

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, ressaltou a união de esforços entre a pesquisa e a extensão. “É um meio de dar qualidade para as entregas que fazemos aos agricultores e à sociedade paranaense”, afirmou.

PROGRAMA – O IDR-Paraná atua no Programa Grãos Sustentáveis com ações de extensão rural visando a sustentabilidade do sistema produtivo de grãos, através da geração de renda, adoção das boas práticas agrícolas e a oferta de alimentos seguros, preservando os recursos naturais e a qualidade produtiva dos solos. O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil com participação de quase 20% da produção nacional, e apenas 2,3% do território brasileiro.

Entre as principais estratégias de trabalho estão o manejo integrado de pragas (MIP) e manejo integrado de doenças (MID).

Foto: Divulgação

spot_img

VEJA TAMBÉM

Algodão: indicador cai 4,65% em agosto

Após dois meses em alta, o preço médio do...

Algodão: colheita avança e agricultores priorizam contratos

Pesquisas do Cepea mostram que, com os avanços dos...

CNA lança um fundo exclusivo de microcrédito

Fundo vai conceder crédito para custeio de forma ágil A...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primavera tem início em 22 de setembro

A primavera, estação mais charmosa do ano, que, em 2024,...

Valor de produção da pecuária tem recorde, com marca de R$ 122,5 bi

Apesar do valor, percentual da alta foi o menor...

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...