Já com relação ao trigo o cereal teve valorização nos últimos dias
O preço médio da raiz de mandioca reagiu em parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) na última semana, depois de ter caído por dez semanas seguidas. No Paraná a tonelada está sendo comercializada a R$ 596,94 há três dias consecutivos.
Segundo pesquisadores do Cepea, o suporte veio da diminuição da oferta da matéria-prima. No campo, muitos produtores não têm lavouras disponíveis para a entrega nos próximos meses, enquanto uma parcela posterga a comercialização, seja pela diminuição na receita – influenciada pelo baixo teor de amido – ou para priorizar outras atividades. Além desses fundamentos, as chuvas também limitaram o avanço dos trabalhos no campo.
Trigo – Já com relação ao cereal, diante de preocupações relacionadas ao clima e da demanda mais ativa por parte de moinhos, os preços do trigo reagiram neste encerramento de outubro nas regiões acompanhadas pelo Cepea. Vale lembrar que os valores vinham registrando movimento de baixa há praticamente um ano e, portanto, operam em patamares considerados baixos por agricultores.
No campo, as condições climáticas adversas durante a colheita de trigo têm deixado produtores atentos à qualidade das lavouras. Nos dois mais importantes estados produtores, Paraná e Rio Grande do Sul, alguns agentes consultados pelo Cepea já relatam perdas nas lavouras. No Paraná, nos últimos dois dias, o valor da saca do grão aumentou mais de 4%. (Cepea)
Foto: IDRPR