terça-feira, novembro 26, 2024

Inmet prevê chuva para o Sul nas próximas duas semanas

Data.:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (20), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 20 e 27 de novembro, os maiores volumes de chuva são previstos para o noroeste e sul do país. 

Além disso, são previstas pancadas de chuva em áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste devido à organização de um canal de umidade no sentido noroeste-sudeste. Em contrapartida, na faixa nordeste do Brasil, a previsão é de tempo quente e seco no decorrer da semana.

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do país nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (20/11/2023 a 27/11/2023):

Para a Região Norte, a previsão é de chuva em forma de pancadas, com valores maiores que 80 milímetros (mm) no Amazonas, Acre, Rondônia e sul de Roraima, podendo ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Em áreas pontuais do Pará e do Tocantins, o volume de chuva será menor devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, haverá predomínio de tempo seco e sem chuva (tons em azul no mapa).

Na Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente na parte norte e leste da região (áreas em branco e azul no mapa). No entanto, não se descartam pancadas de chuva isoladas no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, incluindo as áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A chuva pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e trovoadas.

Devido à organização de um canal de umidade, há previsão de pancadas de chuva localizadas em áreas de São Paulo e da Região Centro-Oeste, podendo superar 50 mm e serem acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Menores acumulados são previstos em áreas pontuais da Região Sudeste.

Na Região Sul, os temporais retornam entre os dias 21 e 22/11 devido à atuação de uma massa de ar quente e úmida, podendo ser acompanhadas de raios, rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo. Os maiores acumulados podem ultrapassar 70 mm em áreas do Paraná e oeste de Santa Catarina. Para mais detalhes, confira os avisos disponibilizados no portal: alertas2.inmet.gov.br/.

Na segunda semana, entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro, a previsão indica grandes acumulados de chuva, maiores que 100 milímetros (mm) no leste da Região Sudeste, quando se observa uma convergência de umidade no sentido noroeste-sudeste. 

No Sul do País, podem ocorrer pancadas de chuva, que poderão ser superiores a 50 mm, principalmente no oeste da região.

Previsão para a 2ª semana (28/11/2023 a 06/12/2023):

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Na parte norte, a previsão é de acumulados inferiores a 20 mm.

Na Região Nordeste, a previsão é de tempo seco na faixa norte e leste, com pancadas de chuva passageiras no Maranhão, Piauí e Bahia, incluindo áreas do Matopiba.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de chuvas intensas, que devem ultrapassar 90 mm, especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva de forma isolada.

Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuva intensa e maiores que 90 mm no noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. No Paraná, não se descartam pancadas de chuva que podem ultrapassar 50 mm. (Inmet)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Inmet prevê chuvas em boa parte do Brasil nos próximos dias

A previsão de chuva acumulada, de acordo com o...

Embrapa desenvolve feijão que causa menos gases

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa realizou, pela primeira...

KWS Sementes lança híbridos de milho para o Paraná

Evento de lançamento, apresentou três híbridos que traduzem a...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Percevejos: 10 curiosidades sobre uma das principais pragas da agricultura nacional

Famoso e muito temido pelos produtores rurais, os percevejos...

Inmet prevê chuvas em boa parte do Brasil nos próximos dias

A previsão de chuva acumulada, de acordo com o...

Produtividade da cana no Centro-Sul em outubro caiu 20% em relação à da safra passada

 Em média, a produtividade dos canaviais da região Centro-Sul...

Embrapa desenvolve feijão que causa menos gases

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa realizou, pela primeira...

Etanol: demanda aquecida e oferta controlada sustentam as cotações

Os preços do etanol no mercado paulista avançam novembro...

KWS Sementes lança híbridos de milho para o Paraná

Evento de lançamento, apresentou três híbridos que traduzem a...