A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) divulgou nesta terça-feira (21) o relatório sobre o plantio da safra de soja 2023/24 no Estado. Conforme os dados mais recentes 93% das áreas já receberam as sementes, sendo que 87% encontram-se em situações boas ou ótimas, 11% médias e 2% ruins.
Do que já foi cultivado, 65% encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo, 20% em floração, 10% em germinação e 5% frutificação. Neste momento os agricultores estão realizando as aplicações de herbicidas e fungicidas. No Brasil, o plantio da oleaginosa chegou a marca de aproximada de 70% da área estimada, contra 61% uma semana antes e 80% no mesmo período do ano passado.
Milho – Já plantio do milho também avança pelo Estado com 98% das áreas já se desenvolvendo. O volume de lavouras em condições boas ou ótimas é um pouco menor (79%) em comparação com a soja. Observa-se ainda que 17% das áreas encontram-se em condições medianas e 4% ruins. Exatamente 66% das lavouras já cultivadas estão na fase de desenvolvimento vegetativo,28% em floração, 4% frutificação e 2% germinação.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que o plantio da primeira safra nacional de milho para o período 2023/24 atingiu 45,8% da área, ficando abaixo dos 53,9% semeados no mesmo período do ano passado.
Foto: Lebrinha