Após receber denúncia anônima por telefone, nesta terça-feira (12), a Polícia Militar Ambiental do Paraná retirou do rio Ivaí, no município de Jussara, aproximadamente 200 metros de espinheis com anzóis de tamanhos variados, além de 150 anzóis de galho. No local, alvo da denuncia, havia também um peixe da espécie pintado, fisgado em um anzol de galho pesando cerca de 30 kg e medindo 1,20 metros de comprimento.
De imediato a equipe retirou o anzol que o prendia e devolveu o peixe ao seu habitat. Além de encontrar-se em período proibido para a pesca, a espécie em questão, encontra-se protegida conforme resolução SEDEST nº 12 de 18/03/2022, que mesmo com todos as armadilhas retiradas não foi possível encontrar nenhum pescador nas proximidades.
Ainda conforme relatório da polícia, os pescadores infratores estavam utilizando-se de um bote de madeira haviam armado os anzóis de galho, bem como soltado espinhel de fundo no meio do rio. Diante da denuncia, a equipe utilizando de um gancho amarrado a uma corda retirou os equipamentos proibidos. Diligências especiais também estão sendo realizadas nos municípios de Doutor Camargo, Itambé, Ivatuba e Floresta (além de outros municípios) a fim de prender os ilegais, inclusive com a utilização de fotos feitas por denunciantes para identificar e prender os ilegais.
Em paralelo, as forças de segurança estão utilizando de tecnologia, como drones para identificar e prender os àqueles que estão pescando em período proibido. Lembrando que denúncias podem ser feitas pelo telefone: (44) 3901-1936.
Foto: Polícia Ambiental