O volume de mandioca processada pelas fecularias diminuiu na última semana. Estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam uma redução de 4,7% frente ao período anterior, para 44,7 mil toneladas. Ainda assim, no acumulado do ano, registra-se crescimento de 31% sobre igual intervalo de 2022.
Segundo pesquisadores do Cepea, parte da indústria de fécula já diminuiu a moagem, sinalizando recesso a partir desta semana. Por outro lado, produtores mostraram maior interesse de comercialização nos últimos dias, visando se capitalizar e com expectativas baixistas para o início de 2024. No Paraná a tonelada da raiz está sendo comercializada ao preço médio de R$ 609,28 – queda de 0,39%.
Ovos – Ainda de acordo com o Cepea as cotações dos ovos seguiram praticamente estáveis na última semana, nas principais regiões produtoras e de comercialização do país. Segundo os pesquisadores, a sustentação dos preços está ligada ao bom ajuste entre oferta e demanda. Com a típica queda na procura nas próximas semanas, principalmente entre Natal e Ano Novo, os descartes de aves mais velhas vêm se intensificando, na tentativa de mitigar possíveis recuos nos valores da proteína.
Além disso, a nova onda de calor que chega ao Brasil também tem preocupado agentes.
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN