sexta-feira, abril 18, 2025

Calor também exige cuidados na piscicultura

Assim como a agricultura, a piscicultura é uma área bastante afetada por fortes chuvas, períodos de seca e altas temperaturas. Atenta a estas oscilações climáticas, o setor de Fomento à Piscicultura da Cocari orienta quanto aos cuidados no verão que se inicia.

As altas temperaturas registradas nos últimos meses afetam diretamente a criação de peixes em tanques escavados, sistema de cultivo mais comum na região. “Com essas ondas de calor, a temperatura da água se eleva, passando dos 30°C, causando estresse nos peixes e afetando seu desempenho”, afirma a supervisora técnica Mariana Colhado.

A recomendação nesses períodos mais quentes é aumentar o uso de aeradores durante o dia e à noite. “Quanto maior a temperatura, menor a capacidade em reter oxigênio na água. Esta situação fica mais crítica durante a noite, devido ao fato de as algas competirem no consumo de oxigênio disponível. Já durante o dia, mesmo que as algas ajudem na produção de oxigênio através da fotossíntese, é preciso fazer a desestratificação térmica da água, deixando o ambiente mais homogêneo em temperatura e oxigênio”, explica.

Níveis do oxigênio

Outra orientação aos produtores é que fiquem atentos aos níveis de oxigênio, optando por aumentar a renovação de água, diminuir o fornecimento de ração ou até mesmo suspender. Mariana indica ainda que o manejo dos peixes seja realizado nas horas mais frescas do dia, como a biometria por exemplo. “E qualquer dúvida sobre os cuidados diários entrar em contato com o extensionista responsável pela sua área. Todos esses cuidados ajudam a manter uma boa produtividade do lote e evitar mortalidades”, enfatiza. (Cocari)

(Foto: Ari Dias/AEN)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...