sábado, abril 19, 2025

Tendências e perspectivas no mercado da soja após relatório do USDA

Após analisar os dados do relatório do USDA, o mercado da soja iniciou a semana com uma leve alta comparado a quinta-feira. 

Embora os dados do USDA tenham sido considerados baixistas para a soja, devido ao aumento na área de plantio e nos estoques trimestrais, essa tendência já era esperada pelo mercado. Consequentemente, o impacto não foi tão significativo quanto poderia ser.

Atualmente, o mercado da soja enfrenta uma ausência de fundamentos altistas. Mesmo com o aumento da demanda da China, os estoques nos Estados Unidos, Argentina e Brasil permanecerão consideravelmente elevados. 

À medida que a colheita avança, é provável que ocorra mais quedas nos preços da soja. Isso é evidenciado pelo Farmer Selling, que é o indicador de vendas dos produtores rurais para os compradores, atualmente está em cerca de 40%, indicando que ainda resta 60% da produção brasileira a ser comercializada. 

O Rio Grande do Sul é o estado menos comercializado, com apenas cerca de 15% da produção negociada.

Devido à sua colheita tardia, e que coincide com a da Argentina, pode aumentar ainda mais a pressão sobre os preços devido à grande oferta de soja na américa do sul que estará disponível em abril e junho.

_

Por outro lado, um fator altista a ser considerado é o esmagamento de soja.

Atualmente, o óleo de soja registra um aumento de 1% nas cotações, e há expectativas de um crescimento na produção desse óleo em cerca de 24% nos próximos três anos nos Estados Unidos, principalmente para uso no biodiesel.

_

Contudo, é importante lembrar o impacto do aumento na produção de óleo de soja sobre a oferta de farelo, que pode aumentar muito conforme o esmagamento, e exercer pressão negativa sobre os preços da soja.

Esse é o momento de aproveitar oportunidades para compra de alguns fertilizantes que estão em cotações abaixo das medias, e realizar vendas conforme as necessidades. (Filipe Soares)

Foto: photodune

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...