sexta-feira, abril 18, 2025

Violência nas áreas rurais do Paraná tem queda acentuada no último ano

Na manhã desta quarta-feira (24) foi realizada palestra sobre segurança no setor rural, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. O encontro foi organizado pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e reuniu policiais da Patrulha Rural, da Rotam, produtores e representantes de diversas entidades rurais.

A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, ressaltou a importância de tratar do tema segurança no campo e de envolver os produtores e os órgãos de segurança nas ações da entidade. “É uma pauta de extrema importância para os produtores rurais. Precisamos mostrar os avanços que temos alcançado com o envolvimento de todos”.

O coordenador estadual da Patrulha Rural, Incare Corrêa, repassou dados importantes que comprovam a redução da violência rural no Paraná. Roubo teve redução de 30% no último ano, homicídio 23%, já o feminicídio teve 66% de queda e a violência doméstica uma redução de 59% de março de 2023 a março de 2024. “Essa redução se deve ao aumento do patrulhamento aliado a ações preventivas e informativas junto aos moradores rurais. Hoje os produtores rurais têm uma orientação maior e sabem se proteger e proteger seus bens materiais de uma forma mais eficiente”, destacou.

Ele ainda ressalta que esta proximidade da Patrulha Rural junto à comunidade, com visitas às propriedades para cadastro e orientações, assim como a tecnologia aplicada à Segurança Pública fizeram a diferença para a redução de crimes. “Vale lembrar que a Patrulha Rural pode ser acionada via app 190 e está disponível à toda comunidade”.

Para o diretor da Sociedade Rural de Maringá, Jucival de Sá, ações informativas como esta são de extrema importância para o bem-estar e boa produtividade do produtor rural e sua propriedade. “Informações e orientações foram repassadas hoje e que podem fazer a diferença no dia-a-dia de todos que trabalham no meio rural. Porque a segurança dentro e fora das propriedades rurais é prioridade e fundamental para darmos sequência a outras ações de apoio ao produtor”, disse. (Assessoria SRM)

Foto: SRM

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...