Dentre as principais raças bovinas que brilharão nos pavilhões e nos leilões da histórica 50ª EXPOINGÁ, destaque para 150 zebuínos selecionados aqui no Paraná. Segundo Jucival Pereira de Sá, Diretor de Pecuária da Sociedade Rural de Maringá, além do Nelore, Nelore Pintado e Nelore Mocho, a feira tem como tradição apresentar bovinos de todas as raças com alto padrão genético, aprimoradas e utilizadas inclusive em cruzamentos industriais para alta produtividade.
O Paraná tem os melhores criatórios do zebu no Brasil e difunde qualidade inclusive entre compradores que na edição passada da feira levaram exemplares de genética apurada, graças aos leilões virtuais promovidos pela SRM. Hoje estão melhorando a rusticidade, precocidade, qualidade de carcaça e produção de carne dos rebanhos de fazendas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A mostra no Parque Internacional de Exposições de Maringá também apresenta gado Sindi, muito precoce; o que existe de melhor do Senepol, rústico e ótimo para cruzamentos; Angus (preto e vermelho) que produz carne precoce, marmorizada; o histórico gado Caracu trazido ao Brasil pelo rei de Portugal; Charolês, ótimo para cruzamentos, precoce, e os leiteiros especializados Girolando, Holandesa e Jersey.
Como novidade nos pavilhões de gado, o diretor da SRM cita a presença especial de plantel de búfalos raças Jafarabadi, Murrah, Mediterrâneo, boas e rústicas opções adotadas por pecuaristas paranaenses.
Cereja do bolo, curiosidade principalmente para as multidões que visitarão a 50ª. EXPOINGÁ, o vistoso gado Franqueiro de um criador do Estado. Com origem que remonta ao antigo Egito, visto inclusive em algumas inscrições dos tempos das pirâmides, é um gado caracterizado pelos chifres imensos que podem alcançar até dois metros de ponta a ponta.
Foto: SRM