quinta-feira, setembro 19, 2024

Programa brasileiro recicla 97% das embalagens vazias de defensivos agrícolas que recebe

Data.:

O Sistema Campo Limpo, gerido pelo inpEV, é um case de sucesso mundial em economia circular

Em 17 de maio celebra-se o Dia Mundial da Reciclagem. A data reflete sobre a importância da gestão sustentável dos resíduos e a preservação do meio ambiente. O Brasil conta com o Sistema Campo Limpo, programa que promove a destinação ambientalmente correta de 100% das embalagens vazias de defensivos agrícolas recebidas, sendo 97% recicladas e apenas 3% incineradas.

Sob a gestão do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), o programa – com a parceria de 10 recicladoras – permite a produção de até 38 artefatos homologados, a partir da resina reciclada das embalagens vazias devolvidas pelos agricultores, o que faz com que o Sistema seja um case de sucesso mundial em economia circular.

São geradas as novas embalagens de defensivos Ecoplástica, o sistema de vedação Ecocap, além de produtos para a construção civil (dutos corrugados e tubos para esgoto), transportes (caixa para bateria, dormentes ferroviários e postes de sinalização), setor energético (cruzetas para postes) e indústria moveleira (moldes em papelão para proteção industrial e de móveis).

“Uma das principais conquistas do Sistema Campo Limpo é o seu impressionante índice de reciclagem, que alcança quase 100% das embalagens vazias recebidas. Isso é resultado do engajamento dos elos da cadeia produtiva, de sua capilaridade, eficiência e inovação nos processos”, destaca Marcelo Okamura, presidente do inpEV.

Sistema Campo Limpo e inpEV

Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 750 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2023, foram 53,2 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 416 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem em regiões distantes das unidades de recebimento e visam atingir os pequenos produtores.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV – representante da indústria fabricante de defensivos no Sistema – é o responsável pela destinação ambientalmente correta das embalagens vazias e sobras pós-consumo no Brasil, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores.

spot_img

VEJA TAMBÉM

ADITA é condecorada com o “Brasão de Maringá”

A Câmara de Maringá homenageou nesta quinta-feira (16) a...

Deputados federais debatem os benefícios dos bioinsumos

Para o parlamentar Josenildo os bioinsumos promovem a biodiversidade...

Manejo de solo será tema de evento promovido pelo IDR-Paraná na próxima semana

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) promoverá...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...