sábado, novembro 23, 2024

Tecnologia ajuda localizar mulher perdida em milharal (vídeo)

Data.:

Com a ajuda de sensores infravermelhos, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) encontrou e resgatou uma mulher que estava desaparecida em Guaíra, na região Oeste do Paraná, na segunda-feira (17). A tecnologia, instalada no helicóptero Falcão 13, identifica pessoas, objetos ou animais a partir das diferenças de calor entre eles e o ambiente, auxiliando em buscas em áreas de difícil visibilidade a olho nu. A mulher, que tem deficiência intelectual e visual, estava desaparecida desde a manhã de domingo (16), quando saiu de casa para colher milho e não retornou mais para casa.

Com a dificuldade de encontrar a mulher nas buscas em terra, que estavam sendo feitas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão da Polícia de Fronteira (BPFron), o helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Áreas (BPMOA) fez uma varredura na região com a câmera infravermelha. Mesmo à distância, os policiais conseguiram identificar, por meio das imagens térmicas, a presença da vítima agachada em um matagal. As imagens destacaram o calor corporal da mulher, mesmo estando encoberto, em contraste com a temperatura do restante do ambiente. A partir das imagens, bombeiros foram deslocados ao local para resgatar e amparar a vítima, que foi socorrida.

PROJETO FALCÃO – As aeronaves do Projeto Falcão são equipadas com vários sistemas de última geração que ajudam as forças de segurança do Paraná em resgates, perseguições e operações policiais.

Um deles é o sistema MX-10, que fornece as imagens térmicas em alta resolução e zoom óptico, que permite identificar alvos a 15 quilômetros de distância, dependendo das condições climáticas e do tamanho do objeto. Estes sensores são projetados especificamente para serem usados em aviões, helicópteros ou veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Além disso, as aeronaves também contam com óculos de visão noturna (OVN) e farol de busca de alta performance, que ajudam na busca a alvos ou no apoio a equipes em terra em terrenos com baixa luminosidade e em áreas de difícil visibilidade.

Os helicópteros são equipados ainda com alto-falante externo, específico para operações em aeronave e com sirene inclusa. O equipamento possibilita ouvir com perfeição as informações repassadas, além de rádio policial homologado para utilização em aeronaves para comunicação com as equipes policiais.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=seM6576XBTY&t=1s

Foto: PMPR

spot_img

VEJA TAMBÉM

Frango: competitividade frente à carne suína é a maior desde 2020

Levantamentos do Cepea mostram que a competividade da carne...

Queimadas na cana-de-açúcar: dicas para recuperar o solo

Especialista recomenda uso de fertilizantes organominerais com nutrientes e...

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SRM emite nota de indignação a declaração de CEO do Carrefour

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) expressa sua indignação...

Exportações de suínos batem novo recorde

Pelo segundo mês consecutivo, em outubro o Paraná estabeleceu...

Produção de batatas é estimada maior no PR

A batata é a primeira cultura de verão a...

Cevada: colheita é finalizada no Paraná com produção 8% maior

O cereal foi cultivado em 78 mil hectares do...

Produtos agropecuários tiveram alta de 5,5% em outubro

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de...

Tahiti tem queda de 7% na semana

Os preços da lima tahiti seguem em queda, de...

Frango: competitividade frente à carne suína é a maior desde 2020

Levantamentos do Cepea mostram que a competividade da carne...

Boi gordo: cotações seguem em alta

O movimento de alta nos preços da pecuária segue...