quarta-feira, novembro 13, 2024

Produção de hortifrúti sem resíduos químicos ganha impulso com biotecnologia

Data.:

Especialista aponta crescimento nas exigências dos mercados nacional e internacional por produtos com boa aparência, qualidade e sabor, com mínimo de defensivos agrícolas

Cada vez mais os produtores prezam por hortifrúti com menos resíduos de defensivos agrícolas. A utilização de produtos biológicos se mostra eficiente não só pelos resultados produtivos, mas também no manejo de doenças e na sustentabilidade. “O objetivo é manter o ambiente produtivo em equilíbrio natural e, a partir daí, criar condições para o estabelecimento de cultivos mais fortes e resistentes, com uso de produtos biológicos e manejo racional de defensivos químicos”, ressalta o engenheiro agrônomo Leonardo Porpino, gerente técnico Brasil da Alltech Crop Science.

Segundo o especialista, um bom equilíbrio biológico do solo é o caminho para o desenvolvimento de um microbioma que favoreça a criação de microrganismos benéficos em detrimento dos microrganismos que prejudicam a saúde do solo. “Quando o solo está saudável e equilibrado, a planta terá raízes saudáveis e um crescimento uniforme, além de outros benefícios”, aponta Porpino.

“Em um microbioma equilibrado, há maior desenvolvimento radicular; por consequência, o produtor tem plantas mais saudáveis e mais desenvolvidas. O equilíbrio do solo influencia também na qualidade das frutas e das hortaliças, ao mesmo tempo em que há maior produtividade no final da cadeia”, explica o engenheiro agrônomo Nelson Belém, gerente comercial Brasil da Alltech Crop Science.

A produção de hortifrúti com presença mínima de resíduos químicos tem sido uma preocupação nos mercados nacional e internacional. “Existe uma exigência por frutas e hortaliças com boa aparência, sabor e com o mínimo de resíduos e agrotóxicos”, reforça Belém. De acordo com o gerente da Alltech Crop Science, a utilização de soluções biotecnológicas de nutrição é uma ótima maneira de zelar pela saúde das plantas, o que resulta no aumento da procura de produtores de hortifrutigranjeiros por insumos biológicos com essas características.

Soluções naturais

A Linha Solo da Alltech Crop Science conta com o SOIL-PLEX ACTIVE, uma solução com compostos orgânicos para melhorar a atividade benéfica do microbioma, além de produtos voltados a cuidados específicos com a microbiota, como SOIL-PLEX TRUST e SOIL-PLEX READY, para facilitar o desenvolvimento de microrganismos benéficos. Em trabalhos desenvolvidos na UNESP de Jaboticabal (SP) com estas soluções da Alltech Crop Science, foi possível observar incrementos superiores a 100% nas populações de microrganismos benéficos bastante utilizados na agricultura como defensivos biológicos, dependendo da espécie.

Produtores de hortifrúti interessados em conhecer e tirar dúvidas sobre essas soluções biotecnológicas poderão visitar o estande da empresa na Hortitec, considerado um dos principais eventos da América Latina do setor. A 29ª edição acontece de 19 a 21 de junho, em Holambra (SP), e a expectativa dos organizadores é gerar cerca de R$ 450 milhões em negócios.

Serviço:

Data: 19, 20 e 21 de junho
Horário: 9h às 19h (19 e 20 de junho); 9h às 17h (21 de junho)
Local: Parque de Exposições de Holambra – Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra/SP

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para enfrentar os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas áreas de nutrição, solo, proteção e performance, auxiliamos na promoção da sustentabilidade e da rentabilidade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é composta pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

Foto: Shutterstock

spot_img

VEJA TAMBÉM

Oferta elevada mantém pressão sobre cotações do tomate

Pesquisas da equipe Hortifrúti/Cepea mostram que os preços do...

Batata: mesmo com chuva preços caem pela 3ª semana

Levantamento da equipe Hortifrúti/Cepea mostra que os preços da...

Produção de tomate industrial é estimada maior

Análise da Tomate BR aponta que o volume da...

Paraná: 319 municípios estão integrados ao sistema nacional de segurança alimentar

O Paraná chegou a 319 municípios integrados ao Sistema...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oferta elevada mantém pressão sobre cotações do tomate

Pesquisas da equipe Hortifrúti/Cepea mostram que os preços do...

Açúcar: baixa oferta sustenta indicador em patamar recorde

Os preços médios do açúcar cristal branco seguem firmes...

Trigo: alta externa e possível edital de compra elevam preços no BR

As cotações domésticas do trigo reagiram ao longo da...

Adapar inicia ciclo de vigilância ativa contra influenza aviária e doença de Newcastle

As ações abrangem 352 propriedades comerciais de aves, distribuídas...

Vencedores do concurso “Café Qualidade Paraná” vão ser conhecidos hoje (12)

Nesta 22ª edição, concorreram ao prêmio 119 lotes de...

Adapar trabalha para monitorar e mitigar casos de raiva no Paraná

A vigilância ativa busca identificar novos casos suspeitos, com...

Soja: semana inicia com prêmios positivos, dólar em alta e valorização em Chicago – ouça

Ouça análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber França Foto:...

Milho ou cana-de-açúcar: qual o futuro do etanol brasileiro?

Por Bruno Abreu, diretor de Vendas e Marketing da...