Na edição desta quinta-feira, foram demonstrados os resultados do manejo, com a rotação de culturas e a utilização de híbridos variados de milho, por exemplo
Cerca de 100 produtores rurais participaram nesta quinta-feira (20) de mais uma edição do TecnoCampo, promovido pela cerealista Campos Verdes de Maringá. O evento é realizado duas vezes por ano, no verão e no inverno. Na edição desta quinta-feira, foram demonstrados os resultados do manejo, com a rotação de culturas e a utilização de híbridos variados de milho, por exemplo.
Na edição de inverno também foram apresentados os resultados práticos de outras culturas, como trigo e aveia. O Dia de Campo foi realizado na Unidade de Difusão de Tecnologia da empresa e além das visitas às parcelas, os produtores acompanharam palestras com pesquisadores renomados em diversas especialidades, que são convidados para falar de suas experiências e estudos.
Um do palestrantes que esteve na edição deste ano, é o pesquisador e especialista Joaquin Fuentes, do Paraguai. Ele falou sobre manejo e combate de plantas daninhas, que prejudicam o desenvolvimento de várias culturas em diversas regiões, cada uma com suas características e espécies, mas que precisam ser combatidas.
Outro convidado que também esteve falando aos produtores, foi o consultor Carlos Augusto Corniani da Silva, gerente comercial da Síntese Agro Science, empresa do Grupo Campos Verdes. Corniani demonstrou os resultados positivos dos produtos desenvolvidos pela empresa, disponíveis em seu portifólio, desde o plantio ao manejo completo da planta.
Neste ano especificamente, os produtores puderam acompanhar o desempenho das culturas apresentadas e os bons resultados das práticas de manejo e tecnologias implantadas. Mesmo em um período de estresse hídrico, cultivares de milho se desenvolveram bem, obtendo como resultado, ótimas produções na unidade.
O produtor João Pedro Volpato, de Sarandi, avaliou como muito positivo o evento, para aliar à prática no campo, todas as informações adquiridas no evento.
O engenheiro agrônomo Moacir Ferro, diretor da empresa e organizador do evento, é especialista em manejo de solo. Ele destacou a importância do produtor estar sempre atualizado quanto aos cuidados com o solo, se defendendo contra pragas, doenças e estando mais preparado em momentos de intempéries, simplemente fazendo o manejo correto do solo e rotação de culturas.
O empresário Jair Benália, diretor da Campos Verdes, avaliou como muito positivo o evento, que em sua essência, não é organizado para ser um show, mas para, de forma didática e prática, orientar e demonstrar ao produtor a forma correta de ter como resultado, mais produção e menos problemas no campo, mesmo em tempos de escassez de chuvas, como esse que a agricultura vive no momento. (Amaro de Oliveira)
Foto: Amaro de Oliveira