quinta-feira, setembro 19, 2024

Mapa classifica 19 marcas de café torrado como impróprias para o consumo

Data.:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunica aos consumidores que 19 marcas de café torrado foram desclassificadas após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570.    Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos. 

O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, tendo sido coletadas 168 amostras de café no período. Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto. 

As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Secretaria de Defesa Agropecuária. “Por meio de ações rigorosas, asseguramos a conformidade com as normas estabelecidas, evitando que impurezas como cascas, galhos e resíduos de outras espécies vegetais cheguem ao consumidor. Além disso, a matéria-prima utilizada para fraudar o café, costuma ser de baixa qualidade, podendo conter resíduos de agrotóxicos ou outras substâncias prejudiciais à saúde. Para celíacos, por exemplo, o café fraudado com cereais trás os efeitos característicos do consumo de glúten”, explica Hugo Caruso, diretor do Dipov.

O Mapa reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, e continuará atuando de forma vigilante em todo o Brasil para coibir irregularidades observadas em café torrado e moído, para garantir a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café. 

Veja quais marcas e lotes não devem ser consumidos: Tabela - marcas e lotes de café torrado impróprios para consumoTabela – marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo

Dicas ao consumidor

Como o café torrado é moído, pode conter fraudes indetectáveis a olho nu. A atuação dos auditores fiscais federais agropecuários e técnicos de fiscalização agropecuários é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos produtos disponíveis no mercado.

É crucial que os consumidores verifiquem se os estabelecimentos torrefadores estão devidamente registrados no Mapa, o que pode ser feito clicando aqui. Os consumidores são aconselhados a evitar produtos com preços muito abaixo do padrão e a desconfiar de produtos com sabor e aroma inadequados, pois um café de qualidade deve apresentar características agradáveis. (Texto e foto: Mapa)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Guia de pesca é preso no Paraná por crime ambiental

Quem deveria ser exemplo foi preso no Paraná. Nesta...

Polícia do Paraná localiza plantação proibida em Maringá

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) descobriu quatro estufas...

Sobe para dez número de presos por queimadas em São Paulo

Homem ateou fogo em uma lavoura de cana em...

Alerta: PR-317 entre Maringá e Iguaraçu terá fiscalização de excessos de velocidade

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) está iniciando...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...