quinta-feira, abril 17, 2025

A modernização do campo e a profissionalização do agronegócio

A agricultura e a pecuária brasileiras estão cada vez mais profissionalizadas, modernizando suas atividades campesinas e agropastoris com a inserção tecnológica em todos os setores do agronegócio.

Esta posição profissional e moderna do AGRONEGÓCIO tem trazido resultados excepcionais em vários níveis, eis que está à mão do produtor rural algumas inovações e ferramentas que trouxeram as soluções que o campo há muito precisava.

Com efeito, a profissionalização do campo em todos os níveis permitiu a otimização do tempo e das receitas do produtor, visto que: i) sobreveio a descentralização dos serviços financeiros, o que torna ágil as relações com fornecedores, clientes e parceiros comerciais; ii) há melhor gestão dos custos de produção, que tendem a ser mais reduzidos ; iii) se faz o mapeamento de cenários críticos que permite a tomada de decisões mais assertivas e seguras; iv) tem-se o levantamento de dados importantes para a produção; v) há transações com moedas digitais que permitem ao produtor expandir fronteiras comerciais.

É sabido que o agronegócio é composto por uma grande parcela de grupos e empresas familiares que estão enfrentando justamente esse desafio de incorporar em suas atividades as práticas mais modernas de gestão. Nesse momento, é importante que o produtor se cerque de profissionais especializados em suas respectivas searas, para que possa usufruir das facilidades e dos benefícios decorrentes da profissionalização do manejo de suas lavouras e de seus rebanhos.    

Uma gestão profissional e bem estruturada é a base para negócios sólidos, bem estruturados e bem-sucedidos, visto que trará mais firmeza aos gestores na tomada de decisões, que estarão cercados pela segurança jurídica decorrente da modernização do seu negócio (do seu agronegócio).  

Ademais, diante de uma eventual quebra de safra ou de uma frustração de receitas, o produtor que, junto com seu grupo familiar, modernizou a sua governança, conseguirá com mais tranquilidade traçar as estratégias práticas, técnicas e legais imprescindíveis para superar dívidas esmagadoras e recuperar sua estabilidade financeira.

Assim, é importante destacar que mesmo diante de todos estes avanços no setor, cada vez mais profissionalizado e moderno, o mundo sempre muda, as situações se renovam e é certo que novos desafios sempre vão surgir para a classe. Espera-se que o produtor esteja atento para contratar os profissionais que verdadeiramente estejam preparados e possuam o conhecimento técnico necessário para apontar soluções eficazes e idôneas.

Lybor Landgraf é referência nacional

A Lybor Landgraf é uma banca de advocacia (www.lybor.com.br) na área de dívidas rurais, dívidas industriais, dívidas com Bancos em geral e dívidas em face de empresas que agem como “bancos ou agiotas” para empresar dinheiro para os produtores rurais. A Lybor Landgraf é uma advocacia em excelência na sua expertise, com reconhecimento nacional, premiada pelo Senado Federal e pelo Setor Sucroalcooleiro como o melhor escritório de advocacia em sua especialidade.

A Dra. Kellen Bombonato é a nossa diretora jurídica geral. O nosso diretor superintendente é o advogado Dr. Osmar de Vasconcellos, responsável por recepcionar o atendimento a novos clientes, para avaliar o caso e encaminhar para a nossa diretora jurídica geral, Dra. Kellen Bombonato (drosmar@lybor.com.br +55 44 3027 4500).

A LYBOR LANDGRAF é hoje a BANCA DE ADVOCACIA (www.lybor.com.br) mais prestigiada no país na sua especialidade, detentora de vários prêmios nacionais em sua expertise, contando com uma equipe de profissionais diretos de aproximadamente 50 profissionais e indiretos de 900 profissionais, com atuação em todos os Estados da Federação do Brasil, com mais de 14 mil processos em andamento na área litigiosa e mais de 40 mil clientes na área preventiva-consultiva.

Foto: Divulgação

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...

Algodão: indicador atinge maior valor em 12 meses

O Indicador do algodão em pluma CEPEA/ESALQ, com pagamento...

Arroz: preços estabilizam

O ritmo de queda dos preços do arroz em...

Café: exportações do Brasil diminuem

As exportações brasileiras de café diminuíram em março, refletindo...

ADITA capacita colaboradores

Capacitar para qualificar. Com este propósito, nesta terça-feira (15),...

Será que os carrapatos dos Búfalos morrem afogados?

Caraterística da espécie em controlar a temperatura corporal dentro...