sexta-feira, abril 4, 2025

Abril: como será o clima no Brasil?

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de abril indica chuvas entre a média climatológica e acima da média em grande parte da região Norte, exceto em áreas do leste do Acre, divisa do Amazonas com Roraima, Amapá, sul do Tocantins, que podem receber chuvas abaixo da média.

Na região Nordeste, as chuvas devem continuar acima da média no centro-norte da região. Já em grande parte da Bahia, os volumes de chuva podem ficar próximos da média histórica, com volumes inferiores à 140 mm.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas próximas e abaixo da média, com volumes inferiores a 200 mm. Em áreas do leste da Região Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média, com valores que podem superar os 140 mm.

Na região Sul, a previsão é de chuvas abaixo da média climatológica no extremo-sul do Rio Grande do Sul e parte central de Santa Catarina. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva próximos e acima da média histórica, com valores acima de 100 mm.

Veja o impacto agrícola

Considerando o prognóstico climático do INMET para abril de 2025 e seus possíveis impactos nas principais culturas, a previsão de chuvas mais regulares em áreas agrícolas da Região Norte e centro-norte da Região Nordeste, podem beneficiar os cultivos de primeira e segunda safras. Na parte centro-sul e centro-norte da Bahia, a redução das chuvas pode intensificar os níveis de umidade no solo, comprometendo plantio do milho segunda safra, entretanto, pode favorecer o processo da colheita da soja.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas mal distribuídas espacialmente, com chuvas mais concentradas no leste da Região Sudeste, onde as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra, da cana-de-açúcar e do café. A previsão de redução das chuvas neste mês de abril, beneficiará a fase final da colheita da soja, mas pode dificultar a evolução do plantio das culturas de segunda safra.

Em áreas do oeste da Região Sul, a previsão de chuvas próximas e acima da média histórica podem ajudar na recuperação da umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de primeira e segunda safras.

Temperaturas

Quanto às temperaturas, a previsão indica que estarão acima da média em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do interior da Região Nordeste, com valores superiores a 24°C. 

Por outro lado, em áreas da Região Norte e parte norte da Região Nordeste, onde são previstas chuvas acima da média, as temperaturas deverão ser próximas da média histórica, variando entre 26°C e 28°C. (com Inmet)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Produção de carnes suínas processadas cai 3,1% no PR

Dados apresentados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da...

Trigo: área destinada à cultura deve sofrer redução de 20% no PR

Abril se iniciou com a possibilidade de plantio do...

Produção de ovos cresce 5,7% no Paraná

Dados da Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos (POG)...

Sul: frente fria derruba temperaturas a partir de hoje (3)

Frente fria, massa de ar frio e ventos frios...

Onça é flagrada devorando bezerro na região de Maringá (PR)

Nesta quinta-feira (03/04) o departamento de jornalismo do Canal...

Mercado de commodities tem baixas consideráveis em Chicago

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Cocamar recebe autoridades para adesão ao “Programa Irriga SIM”

A Cocamar recebe nesta quinta-feira (3/4) às 16h30 em...