sexta-feira, setembro 20, 2024

Adapar promove 1º encontro de médicos veterinários 

Data.:

O objetivo será promover a interação e a troca de experiências entre os fiscais de defesa agropecuária da Adapar que atuam na inspeção de produtos de origem animal e os Serviços de Inspeção Municipais que aderiram ao Susaf/PR

Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) promove nos dias 21 e 22 de agosto, em Curitiba, o I Encontro de Médicos Veterinários SIM/Susaf/PR, que reunirá profissionais responsáveis pelos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e consórcios integrantes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). O evento acontece na Sala de Convenções da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

O objetivo será promover a interação e a troca de experiências entre os fiscais de defesa agropecuária da Adapar que atuam na inspeção de produtos de origem animal e os Serviços de Inspeção Municipais que aderiram ao Susaf/PR.

O Susaf/PR é uma iniciativa do governo estadual que permite que agroindústrias que possuem apenas o registro no SIM comercializem seus produtos em todo o Paraná. Para isso, é necessário que o município tenha um sistema bem estruturado e que atenda as exigências higiênico-sanitárias legais e critérios da Adapar.

Segundo a chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal da Adapar (DPAV), Mariza Koloda, o evento também busca mostrar canais de informações, divulgar ações entre os serviços, estimular a indicação de estabelecimentos ao Susaf/PR e apresentar os médicos veterinários aos parceiros e entidades representativas do setor.

“É uma ótima oportunidade para agregar um pouco dos conhecimentos que o Estado tem em seus 30 anos de Inspeção de Produtos de Origem Animal — SIP/POA e de instituições afins, e para os gestores dos serviços municipais promoverem o networking com parceiros relevantes do setor”, afirma.

A programação inclui palestras com temas sobre os serviços de inspeção, a aplicação da legislação e a qualidade sanitária para os municípios do consórcio. A iniciativa é vista pela DPAV como uma importante oportunidade para consolidar o trabalho dos médicos veterinários nos municípios e reforçar a segurança alimentar dos produtos de origem animal no Paraná.

SISTEMA – O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR), criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, destina-se especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. Para obter o selo Susaf/PR, é exigido que as agroindústrias estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM).

Este selo pode ser concedido a municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo a qualidade dos produtos. Dados do DPAV demonstram que até o momento 153 municípios já aderiram ao sistema. A meta do Estado é chegar a 200 municípios integrados ao consórcio até 2026. (AEN)

Foto: Gilson Abreu/AEN

spot_img

VEJA TAMBÉM

Bezerro nasce com cinco patas no Paraná

Assista a reportagem produzida pela jornalista Nádia Lopes https://youtu.be/7fR3DU-2iVA Foto: divulgação

Com oferta limitada boi gordo sobe 3,1%

 Levantamentos do Cepea mostram que as cotações do boi...

Boi gordo: baixa oferta sustenta preços

Desde julho, o mercado brasileiro de boi gordo apresenta...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...