Os 25 anos da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA) foram comemorados em um jantar realizado, em Maringá, nesta sexta-feira (22). A festividade reuniu autoridades, associados e colaboradores. Na oportunidade a entidade recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) – “Menção Honrosa” pelos trabalhos prestados ao longo deste período – projeto proposto pelo deputado estadual, Soldado Adriano.
História – Preservar o meio ambiente e fortalecer o agronegócio brasileiro. Com este objetivo, em 1999 um grupo de empresários do ramo de produtos agropecuários, fundou a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA). Hoje, depois desses anos 30 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas, recipientes, antes queimados ou enterrados, colocados em locais inapropriados, como próximos a rios e córregos, beirada de estradas, lixões e outros, são reciclados ou destinados adequadamente quando contaminados.
Reciclagem – Todo material reciclado é transformado em mais de 30 artefatos e produtos, dentre eles: dutos corrugados, conduítes elétricos, tubos de esgoto e, principalmente, fechando o processo de economia circular, fabricadas novas embalagens de defensivos. É o ciclo da logística reversa que se fecha e mostra que estamos no caminho certo. Contribuir para que nossos agricultores produzam com sustentabilidade.
Números – O índice de recebimento passa de 95% de todo o volume comercializado. A maior parte pelas cinco equipes do Recebimento Itinerante Integrado ADITA, que possui cinco caminhões, 15 colaboradores e toda estrutura de apoio necessária. Já são mais de 210 associados em aproximadamente 100 municípios do Paraná. Isso representa uma cobertura de 25% das terras agricultáveis do Estado. Trabalho realizado com maestria pela associação, e seus 38 colaboradores, somando-se os colaboradores operacionais InPEv nas centrais.
Educação – Isso tudo sem contar a preocupação com a educação ambiental, principalmente com as crianças. Há exatos 13 anos a ADITA desenvolve o Programa de Educação Ambiental com estudantes dos quartos e quintos anos. Eles desenvolvem desenhos e redações ligados a temas ambientais voltados a sustentabilidade. Os melhores trabalhos são premiados e concorrem em uma etapa nacional, inclusive, várias foram as crianças da regional da associação premiadas.
Fotos: João Paulo dos Santos