sexta-feira, setembro 20, 2024

Adita recebe homenagem da Alep no Paraná

Data.:

Os 25 anos da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA) foram comemorados em um jantar realizado, em Maringá, nesta sexta-feira (22). A festividade reuniu autoridades, associados e colaboradores. Na oportunidade a entidade recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) – “Menção Honrosa” pelos trabalhos prestados ao longo deste período – projeto proposto pelo deputado estadual, Soldado Adriano.

História – Preservar o meio ambiente e fortalecer o agronegócio brasileiro. Com este objetivo, em 1999 um grupo de empresários do ramo de produtos agropecuários, fundou a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA). Hoje, depois desses anos 30 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas, recipientes, antes queimados ou enterrados, colocados em locais inapropriados, como próximos a rios e córregos, beirada de estradas, lixões e outros, são reciclados ou destinados adequadamente quando contaminados.

Reciclagem – Todo material reciclado é transformado em mais de 30 artefatos e produtos, dentre eles: dutos corrugados, conduítes elétricos, tubos de esgoto e, principalmente, fechando o processo de economia circular, fabricadas novas embalagens de defensivos. É o ciclo da logística reversa que se fecha e mostra que estamos no caminho certo. Contribuir para que nossos agricultores produzam com sustentabilidade.

Números – O índice de recebimento passa de 95% de todo o volume comercializado. A maior parte pelas cinco equipes do Recebimento Itinerante Integrado ADITA, que possui cinco caminhões, 15 colaboradores e toda estrutura de apoio necessária. Já são mais de 210 associados em aproximadamente 100 municípios do Paraná. Isso representa uma cobertura de 25% das terras agricultáveis do Estado. Trabalho realizado com maestria pela associação, e seus 38 colaboradores, somando-se os colaboradores operacionais InPEv nas centrais.

Educação – Isso tudo sem contar a preocupação com a educação ambiental, principalmente com as crianças. Há exatos 13 anos a ADITA desenvolve o Programa de Educação Ambiental com estudantes dos quartos e quintos anos. Eles desenvolvem desenhos e redações ligados a temas ambientais voltados a sustentabilidade. Os melhores trabalhos são premiados e concorrem em uma etapa nacional, inclusive, várias foram as crianças da regional da associação premiadas.

Fotos: João Paulo dos Santos

spot_img

VEJA TAMBÉM

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...

Trigo: cotações apresentam pequenas oscilações

Os valores do trigo em grão seguem apresentando pequenas...

Soja: expectativa de maior oferta mundial interrompe altas

 O movimento de alta nos preços da soja foi...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...