Sob o tema “Comemorando Juntos as Conquistas de Todos”, a data tem por objetivo reconhecer os impactos positivos do sistema e do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas
A Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA), responsável pelo recolhimento e destinação ambientalmente correta das embalagens de defensivos agrícolas em boa parte do Paraná vai participar da 20ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL). Ações estão previstas para as cidades de Umuarama, Campo Mourão e Maringá (veja cronograma logo abaixo).
Sob o tema “Comemorando Juntos as Conquistas de Todos”, a data tem por objetivo reconhecer os impactos positivos do sistema e do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. No Paraná, além de Maringá outras nove cidades estarão engajadas nas celebrações. “É um momento especial onde nossa associação abre suas portas à toda comunidade e mostra os resultados alcançados”, destacou o presidente da ADITA, Jair Benália.
Para este ano, a ADITA projeta recolher e destinar 1.800 toneladas de embalagens, um recorde para a associação. Ela está presente em 25% do Paraná (área agricultável de 4,3 milhões de hectares). Hoje são mais de 200 associados e cerca de 6 mil produtores rurais beneficiados. “Antes a gente tinha de queimar ou enterrar os recipientes de defensivos. Depois que a ADITA passou a operar em nossa região ficou muito fácil, temos onde entregar”, contou o produtor rural de Maringá, Marco Bruschi Neto, de 79 anos.
Segundo ele, o atendimento prestado pela ADITA é de excelência, seja pela forma como os colaboradores atendem os agricultores, ou pela seriedade como o trabalho é conduzido. “Realmente estão todos de parabéns. Eu estou quase parando, porém tem meus netos que vão assumir, as entregas vão continuar. Fico feliz em participar dessa associação que presta um grande trabalho para o agronegócio brasileiro”, completou Bruschi Neto.
Brasil – Durante a semana de 12 a 16 de agosto, mais de 100 cidades em todo o país vão realizar atividades comemorando os resultados de destinação ambientalmente correta. Somente em 2023, exatas 53,2 mil toneladas de embalagens foram destinadas adequadamente. Isso só foi possível com a ajuda de todos os elos da cadeia do setor (agricultores, indústria, revendedores e poder público).
O DNCL é uma festa nacional para celebrar os resultados do Sistema Campo Limpo, uma iniciativa do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo. O Instituto, sem fins lucrativos, celebra ainda o marco de mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002, contribuindo para a redução de 1,5 milhão de toneladas de CO2 e emitidas.
Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, enfatiza a importância do DNCL para o setor agropecuário brasileiro. Segundo ele, “o Instituto é, na prática, o ESG do agro. Esta celebração não apenas reforça o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também consolida o Brasil como líder global na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. Em 2023 mais de 53,2 mil toneladas de embalagens foram destinadas de forma correta”, ressalta.
O DNCL Portas Abertas proporcionará à comunidade a oportunidade de conhecer de perto as práticas sustentáveis adotadas pelas centrais de recebimento, enquanto palestras educativas realizadas em escolas e homenagens aos agricultores destacam o papel fundamental desses profissionais na reciclagem e na conservação ambiental.
“As diversas atividades realizadas para marcar a data representam uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto o trabalho do Sistema Campo Limpo. Além de aumentar a conscientização e a ampliar a participação de todos em nosso programa auxiliando no cuidado com o meio ambiente e na manutenção do campo limpo”, destaca Fabio Macul, coordenador Regional de Operações do inpEV.
Durante a 20ª edição, as atividades vão mobilizar mais de 100 mil pessoas em ações envolvendo autoridades, agricultores e a comunidade em geral. As centrais participantes promoverão as seguintes atividades durante o mês de agosto:
Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV
O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.
O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.
Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.
*Ações ADITA no Paraná – todos com início às 9 horas*
12/08 –Umuarama / Rodovia PR-482, Km 03 – Aterro Sanitário do município
13/08 – Campo Mourão / Estrada São Benedito,Km 02 – Aterro Sanitário do município
14/08 – Maringá / Estrada Velha para Paiçandu, número 532 – Parque Industrial
(Texto e foto: Cleber França / assessoria inPEV)