O Paraná deve plantar uma área de 83,4 mil hectares de cevada em 2023, volume 1% menor que a de 2022, porém, a segunda maior já semeada no Estado. Os dados são “Previsão de Safra Subjetiva” de junho e mostram, também, que o plantio desta área evoluiu de 49% para 86% na última semana, graças a boa umidade do solo combinada com o tempo estável, condições essas ideais para a implantação da cultura.
As projeções indicam uma safra de 382 mil toneladas, potencialmente, caso as condições climáticas continuem favoráveis. A produção da cultura continua concentrada na região de Guarapuava, graças ao fomento da cooperativa que detém a maior Maltaria do Paraná, no distrito de Entre Rios. Apesar disso, com a expansão da indústria para os Campos Gerais, outros núcleos regionais têm identificado e ampliado plantios, como Jacarezinho, Curitiba e Apucarana.
A expectativa é de que a área destinada a cevada aumente ainda mais a partir dos próximos anos, pois a maltaria localizada em Ponta Grossa deve começar a operar em 2024.
Foto: Gilson Abreu/AEN